Madeira Terroir brilhou no Mercado

O Mercado recebeu, dia 24 de março, chefes nacionais e internacionais para um serão dedicado à alta gastronomia.

A estreia da 8ª edição da Rota das Estrelas aconteceu dia 24 de março, no Mercado dos Lavradores, na Praça do Peixe. Um serão passado entre alta gastronomia, enologia e música que reuniu chefes de todo o mundo para performances únicas, num evento de "Kitchen Alive".

Foram 34 as bancadas que levaram a cada um dos presentes experiências sensoriais . Desde as seleções de vinhos, pratos principais, sobremesas, queijos entre outros elementos, como as flores comestíveis, o ambiente foi de festa e celebração.

A azáfama fazia sentir-se antes das 19 horas, quando todas as bancadas e chefes, incluindo Benoît Sinthon (Il Galo d’Oro, 2 estrelas Michelin) e Luís Pestana (William, 1 estrela Michelin), anfitriões da noite, preparavam os últimos retoques para a abertura da cerimónia.

Uma fusão que aconteceu num dos locais mais tradicionais do Funchal, o que dotou o evento de uma mística especial. À media que o espaço se componha a música ao vivo pelo grupo Dixie Land Band Jazz acompanhou uma dinâmica especial de glamour e descontração. As estrelas michelin brilhavam nos vários balcões e a curiodade era vivida por cada um dos convidados.

Desde a truta ao camarão, não esquecendo o polvo com laranja, passando pelo sushi e pelos doces como o requeijão como bolo de mel e pistachio, as opções eram variadas, todas numa comunhão de sabores tradicionais madeirenses, com o toque especial de chefes de renome nacionais e internacionais.

Quase a encerrar o evento, a equipa do Il Galo d'Oro reuniu-se para uma última surpresa. Entre festejos, o pano levanta-se e a sobremesa final é servida. Não há que enganar. Um evento surpreendente, com a capacidade de preencher as pupilas gustativas de qualquer um.

É de realçar que, pela primeira vez na história do festival o evento de arranque teve como anfitriões dois restaurantes madeirenses galardoados com estrelas Michelin. Um acontecimento que coloca a Ilha da Madeira no mapa da alta gastronomia a nível nacional e internacional.

O festival continua até dia 28 de março, no restaurante Il Gallo d’Oro, com três jantares de degustação e a presença de 11 Chefes nacionais e internacionais, a maioria com uma ou duas estrelas Michelin, que irão acompanhar Benoît Sinthon. Entre os dias 23 e 24 de junho o palco do festival gastronómico passa a ser o restaurante William, distinguindo com a sua primeira estrela Michelin em 2016.

A Rota das Estrelas percorre Portugal de Norte a Sul desde o seu início, em 2010, e já trouxe à Madeira mais de 60 Chefes de várias nacionalidades. Esta edição com a novidade de passar igualmente no Brasil.

www.rotadasestrelas.com/