Um Príncipe explorador

A memória de Alberto I do Mónaco está viva através de uma exposição no Museu de História Natural do Funchal. 

 

Um homem da ciência, da luz e da paz. É essa a ideia que o Museu de História Natural do Funchal procura transmitir aos visitantes da Exposição “Um Príncipe Explorador - Alberto I do Mónaco à descoberta da Madeira”.

A iniciativa inédita que surge através do Museu Oceanográfico do Mónaco e dos Arquivos da Biblioteca do Palácio do Príncipe do Mónaco, mas foi concebida pelas três instituições, como explica Manuel Biscoito, Conservador do Museu de História Natural do Funchal. É uma homenagem ao príncipe pela sua ligação pessoal e científica com a Madeira.

Ávido viajante, esteve nove vezes na Madeira. Numa das suas visitas conhece Alice Haine, por quem se apaixona e vem a casar e em nome de quem batiza dois dos seus navios. É igualmente nestas visitas de caráter privado que Alberto I investe o seu tempo a descobrir e a explorar, nunca escondendo a sua faceta de promotor da ciência.

Embora não seja cientista, envolve-se com a atividade científica e tem uma participação ativa na conceção de instrumentos. Um dos seus trabalhos mais relevantes é o estudo pioneiro da ligação entre a atmosfera e o oceano, num fenómeno meteorológico conhecido por Anticiclone dos Açores, que condiciona o tempo na Europa.

Apesar da formação militar na Marinha Espanhola, entende que as diferenças entre a humanidade não se resolvem por via das armas. Esse sentido da paz é expresso na investigação, porque a bordo dos seus quatro navios (Hirondelle, Princesa Alice, Princesa Alice II e o Hirondelle II), fez-se sempre rodear de cientistas oriundos de países em guerra, tentando demonstrar a importância do trabalho conjunto apesar dos nacionalismos.

A exposição patente até dia 7 de janeiro de 2018, inclui documentos originais do fim do século XIX e início do século XX, pinturas a óleo, um filme de seis minutos, instrumentos científicos e algumas espécies que realçam a importância para o conhecimento da passagem pela Madeira desta figura da realeza monegasca. Duas curiosidades: Um exemplar do passaporte emitido pelo Rei D. Carlos que permitiu ao Príncipe viajar por Portugal ou um exemplar manuscrito da sua autobiografia “Carreira do Navegador”.