Cerveja com sabor a maracujá

Chama-se Rebendita e é a cerveja mais recente no mercado da Madeira. É uma Indian Pale Ale com um toque de maracujá.

O mercado da Madeira passou a ter uma nova cerveja, desta vez com sabor a maracujá. Chama-se Rebendita, palavra usada na ilha para descrever algo feito com maldade, ou uma represália. A iniciativa é da distribuidora local de cervejas artesanais Vilhoa, que se juntou à Cerveja Letra, empresa produtora de Braga.

Eduardo Lucas, da Vilhoa, assume que a ideia é desmistificar o que a cerveja pode ser. “Vamos mostrar às pessoas que a cerveja pode ser uma coisa completamente diferente do que uma Pilsner.” O nome, Rebendita, pretende ser uma provocação, pois a cerveja “pode ser muito interessante, espessa, adocicada, amarga e ter o aroma de outros frutos tropicais que a cerveja evoca”.

É uma India Pale Ale, com muito lúpulo e bastante sumarenta, uma “das mais frescas que tive o prazer de beber na Madeira”, diz Eduardo Lucas. É uma milkshake passion fruit Indian Pale Ale. O milkshake vem da adição de lactose que lhe dá um pouco mais de doçura e corpo. O maracujá (passion fruit) é da Madeira. O resultado é bastante aromático.

A Rebendita vem na sequência do lançamento da Plantageneta, uma cerveja que faz estágio em barricas de vinho Madeira. “Nós sentimos que existe realmente uma adesão do mercado a produtos com esta identidade madeirense”, explica Eduardo Lucas.