Enólogo Madeirense valida antiga coleção de Vinho Madeira nos EUA

Remodelação do Liberty Hall Museum origina descoberta centenária

Francisco Albuquerque, administrador e enólogo da Blandy’s Madeira Wine, foi escolhido para validar uma coleção de Vinho Madeira, descoberta em consequência da remodelação do Liberty Hall Museum, nos Estados Unidos.

No decorrer da remodelação do museu, foram encontradas 50 garrafas e 42 garrafões de vinho Madeira, atrás de uma parede construída no início do século XX.

Segundo nota divulgada, o enólogo Francisco Albuquerque afirma que algumas das garrafas encontradas são datadas logo após a Revolução Americana de 1776, e que revela que o nosso vinho tem um “índice de envelhecimento muito raro, com grande longevidade”. Pela época, este espólio pertenceria aos descendentes directos de William Livingston, o primeiro governador de Nova Jérsia.

Além de centenárias, as castas encontradas naquele local são Sercial, Verdelho e Smoke Madeira. A garrafa mais antiga tem 221 anos e a mais recente tem 168 anos.

Segundo a informação difundida, esta é a coleção mais antiga de vinhos Madeira, que fora encontrada nos EUA e poderá valer mais de 2,5 milhões de euros em leilão. A adega encontra-se atualmente aberta ao público.

Para além das particulares características do vinho Madeira terem contribuído para sua preservação, a qualidade da cortiça portuguesa, que desempenhou a sua função no rolhar os garrafões, também foi um fator fundamental.