Festa da Flor

Uma tradição que se mantém desde 1954 regressa de 2 a 26 de maio.

Há mais de 60 anos que é assim: A chegada da primavera é celebrada, na Madeira, com a Festa da Flor.

De dia 2 a 19 de maio, as placas centrais da Avenida Arriaga são o epicentro dos festejos, com os característicos tapetes florais, apreciados pelos muitos visitantes de um dos principais cartazes turísticos da ilha.

Durante este período, decorrem exposições de flores produzidas na ilha e de peças de artesanato característico da Madeira, como a exposição de Bordado Madeira.

A baixa da cidade conta com animação diversa, através de atuações de grupos de folclore e bandas filarmónicas. A gastronomia regional também está presente. O Mercado das Flores e Sabores Regionais permite mostrar ao público as variadas espécies florais da Madeira, como provar e desfrutar da gastronomia e bebidas típicas da região.

Uma das cerimónias que compõe também este programa é o cortejo infantil. Cumprindo uma tradição que data de 1979, no sábado, dia 4 de maio, pelas 11:00 horas, crianças desfilam a rigor até à Praça do Município, levando uma flor para compor o "Muro da Esperança", como apelo à paz no Mundo, complementando a homenagem com uma largada de pombos e espetáculo infantil.

A principal atração, o Cortejo Alegórico da Flor, acontece a 5 de maio, domingo, às 16:00 horas, ocupando a Avenida do Mar com música, dança, cor, e flores. É constituído por adultos e crianças trajados, acompanhados por carros alegóricos, e conta com a participação de 14 grupos.

O programa inclui ainda a exposição de Carros Alegóricos, um desfile de carros clássicos decorados com flores.

Entre 16 a 19 de maio decorrem pelos jardins emblemáticos da Madeira, quatro concertos musicais, os Concertos da Flor.

No primeiro dia, às 19:00 horas o espetáculo fica a cargo dos Black & White Dixieland Jazz Band, no Jardim Quinta das Cruzes.

A 17, o palco é no Jardim da Quinta Vigia, pela mesma hora, com o grupo Baroque Ensemble (OCM). No terceiro dia, o concerto com a Banda Municipal do Funchal “Os Artistas” e Triova Voices, realiza-se pelas 17:00 horas, no Jardim das Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente. O ciclo de concertos termina a 19 de maio, às 17:00 horas, no Jardim do Parque Temático, em Santana com a Orquestra Imperatriz Sissi e os Prestige Dance Club.

Entre 23 a 26 de maio, podem ser contempladas as Instalações florais “600 anos em Flor” na Avenida Sá Carneiro, na entrada do Cais do Funchal e junto à Assembleia Legislativa da Madeira. Estas esculturas florais são em jeito de homenagem à diversidade da flora madeirense.

Em jeito de encerramento do programa de atividades, no último fim-de-semana de maio, dia 25, é organizada, pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, uma exposição de veículos antigos e clássicos da região, na Praça do Povo.