Aleste durante três dias

A organização promete um festival dinâmico.

 O Complexo Balnear da Barreirinha, no Funchal, volta a servir de palco para o Aleste, que este ano surge com uma edição alargada. Entre os dias 24 e 26 de maio, este festival, que surgiu com o objetivo de promover variados géneros musicais e respetivos artistas, portugueses e internacionais, terá um conjunto de concertos aos quais foram acrescentados dois dias de atividades culturais.

Inicia-se na sexta-feira, 24 de maio, com o “Poncha Puxa Poncha”, pelas 18:00 horas, com ponto de encontro no Jardim Municipal. Este programa pretende reunir os participantes e percorrer alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade, terminando no concerto no Barreirinha Bar Café, numa espécie de ‘rali das tascas’. No palco deste espaço vão estar os “Conjunto Corona”, grupo de hip-hop português.

Este festival, este ano com formato de arraial, continua no dia seguinte, sábado, pelas 15:00 horas, na Barreirinha. A animação fica a cargo de Norberto Lobo, um guitarrista e uma das principais figuras da música portuguesa contemporânea.

Segue-se Bateu Matou – um grupo formado por três bateristas: Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot. A percussão criada pelo trio resulta numa batida que motiva a dançar. A ideia do baterista do grupo PAUS, Albergaria, surgiu após o último concerto dos “Buraka Som Sistema”. Pretendeu criar um projeto que fosse capaz de transmitir o mesmo sentimento que a banda provocava no público, através de diversão e alegria. São assumidamente uma “banda de baile” em que a sonoridade procura misturar as influências musicais já estabelecidas, em destaque africanas, com outras.


Junta-se à festa Lena D'Água, artista que é uma das mais incontornáveis ícones da música Portuguesa. Sobe ao palco com Manel Lourenço, cantor e compositor, conhecido como “Primeira Dama” e com os Banda Xita, grupo catalão que junta nos seus sons géneros desde o jazz ao world.

Este segundo dia conta ainda com as artistas Selma Uamussse, que acaba de editar o primeiro álbum a solo, Mati.

A noite continua no feminino, com a estreia a solo de Maria, uma opção de música pop da antiga vocalista das bandas Os Passos em Volta e Pega Monstro.

A fechar o dia, Nelson Gomes, conhecido no mundo artístico como Black, que compõe uma mistura de som cheio de energia e que promete proporcionar uma agradável atmosfera à sua volta. 

O ciclo de música do festival termina no domingo, a 26, no terraço do Castanheiro Boutique Hotel, com o Acorda Para La Vie  a cargo de La Flama Blanca e Kelmen Duran. A entrada é gratuita, mediante apresentação do bilhete do Aleste, que tem um valor de 20 euros.

https://www.aleste.pt/