A moda da Ponta do Sol

Na televisão dos Estados Unidos, na abertura do Windows, ou nas redes sociais há imagens da Ponta do Sol que correm o mundo.

 

 

 
A 2 de janeiro de 2019 a Ponta do Sol saltava para as bocas do Mundo ao ser referida no Today da NBC, um dos programa mais influentes programas da televisão norte americana e o mais antigo programa da manhã, no ar desde 1952.

Na referência, a editora-chefe de Viagens e Lazer, Jacqui Gifford inclui a Madeira na lista dos 50 melhores lugares para visitar ao longo do ano. A imagem na cenografia virtual que acompanha o segmento era precisamente a frente-mar da vila.

Entre as recomendações, há também uma estadia no Savoy Signature Saccharum, no vizinho concelho da Calheta e uma referência ao facto de a Madeira estar a assinalar 600 anos da sua descoberta.

Alguns dias mais tarde a mesma vista da Ponta do Sol era foto de abertura do sistema operativo Windows, presente em milhares de computadores.

Estes dois factos, aparentes coincidências, são importantes para a promoção e embora o impacto seja difícil de medir, ajudam a promover a Ponta do Sol e toda a costa oeste da Madeira como uma das zonas de maior potencial turístico da Madeira.

No caso da Ponta do Sol a aposta na diversificação vem já de há algum tempo. Aqui realizam-se eventos culturais únicos e cada vez mais circula a ideia de um lugar holístico, onde é possível encontrar tranquilidade, associada a bons acessos ao mar, um clima ameno todo o ano e uma paisagem com uma forte componente rural. O concelho é procurado por residentes estrangeiros e pessoas que procuram fugir da agitação dos meios urbanos.

Por outro lado, a sede do concelho, elevada a vila em 1501, goza de uma identidade marcante, conjugando edifícios seculares com intervenções recentes, que mantiveram a harmonia da paisagem, para além de um cais icónico e fotogénico e um conjunto de boas unidades hoteleiras, restaurantes e bares.

A ajudar a criar esta ideia de que a Ponta do Sol está na moda, estão também as redes sociais. E aqui, talvez por acaso, ou simplesmente pela beleza da paisagem, uma das mais imagens mais populares da Madeira é a queda de água da zona dos Anjos, onde dezenas de pessoas param diariamente para uma foto que faz lembrar para sempre as férias na Madeira.