Restaurante do Savoy Palace renova menu

Galáxia Skyfood apresenta nova carta com produtos locais

O Galáxia Skyfood está situado no último andar do Savoy Palace e oferece uma vista de 360º graus sobre a cidade do Funchal e sobre o Oceano Atlântico.

Funciona apenas aos jantares, mediante reserva, e foi especialmente criado para proporcionar uma experiência gastronómica inesquecível sob “um céu estrelado” – tanto no exterior como no interior do espaço, como a prova o teto decorado à medida.

Os pratos são baseados no receituário típico da ilha da Madeira, com ingredientes frescos e de qualidade.

A nova carta, é uma mistura de criatividade. É inspirada em produtos locais, mas preparada com técnicas de cozinha de todas as partes do mundo.

As duplas de chefs, Carlos Gonçalves e Francisco Silva e ainda Pedro Campas e Fábio Camacho, prometem uma carta requintada, numa experiencia gastronómica que dá enfase aos sabores, aromas e texturas, num conceito de fine dining.

Começa por uma seleção de pratos para picar. Os chicharros, um prato tipicamente madeirense, é cozinhado com técnicas de culinária modernas. O mesmo acontece com os Tacos de Cozido – típicos da tradição do “panelo”, um cozido confecionado em janeiro, no Seixal – acompanhados pela couve produzida localmente.

Segue-se um prato sustentável, onde a pele do frango, que normalmete é desperdiçada, é reaproveitada numa imitação de torresmo, dando vida a um amuse bouche improvável.

O peixe destaca-se com a combinação da cavala com a batata frita, interpretando o típico picado madeirense.

Nas entradas, aplicam-se as técnicas japonesas no Ussuzukuri de Pargo, que apresenta-se acompanhado por uma mistura fresca de ingredientes locais – abacate e manga.

O Tártaro de Novilho, relembra-nos a típica espetada madeirense, com o aromatizado cheiro de pinheiro e carvao.

O Gaspacho de Maçã e Aipo refresca o paladar. O Tortellini de Requeijao do Santo da Serra é um prato de inspraçao local. O Foie Gras Mi- Cuit junta a cozinha francesa aos morangos do Faial e ao vinho Madeira.

Há ainda outros pratos que destacam-se pela harmonização de produtos madeirenses: o Peixe da Costa Madeirense com Vieira, aromatizado com funcho e laranja; o Pithivier de Bacalhau, um folhado que usa uma receita francesa para trabalhar o típico bacalhau português; o Borrego com Gyosa de Legumes e Puré de Pêra, que é recriado através de técnicas de cozinha asiáticas; e o Carabineiro com Arroz Carolino, aqui numa versão com alga nori grelhada, gelatina de água de tomate e gengibre.

Nas sobremesas desta nova carta, “Fazenda” é uma mousse que junta dois produtos regionais o abacate e a banana, o ultimo em forma de gelado.

Em homenagem ao Cristiano Ronaldo, “Bola de Ouro” combina chá Matcha com Maracujá e Sorvete de Erva Caninha.

Há ainda o “Ouro Branco”, uma homenagem ao açúcar da Madeira, que mistura os sabores da Tarte de Chocolate Perfumada com Rum, Caramelo Salgado e Sorvete de Cacau com Pimenta da Terra.

O “Paul da Serra” é Parfait de Champanhe com Sorvete de Morango e Manjericão, inspira-se no maior planalto da ilha.

Por ser difícil escolher, o Galáxia Skyfood propõe dois menus de degustação, com cinco ou com sete pratos. Os clientes têm ainda a opção de acompanhar as diversas iguarias com três tipos de wine pairing, para uma experiência ainda mais completa.


https://www.savoysignature.com/savoypalacehotel/pt/restaurants/galaxia-skyfood/