Choupana Hills: Onde África e a Ásia se encontram

O Choupana Hills é um hotel diferente porque combina a identidade madeirense com uma inspiração onde a Ásia e África se encontram

À primeira vista, olhando apenas para a arquitectura dos bungalows de madeira espalhados pela encosta, o hotel Choupana Hills parece saído de um recanto de uma ilha asiática, como Bali. E a comparação não é feita por acaso, pois a filosofia deste Resort & Spa é precisamente o bem-estar e uma visão holística de equilíbrio entre corpo e mente, tão associada àquele destino do sudeste asiático. 

Mas quando se olha para a floresta em volta e para a vista sobre toda a baía do Funchal, depressa se percebe que estamos na Madeira. O hotel está implantado nos terrenos de uma quinta, onde predominam as árvores seculares e encantadores jardins, com os seus trilhos de calhaus rolados e uma atmosfera de tranquilidade, com plantas oriundas dos quatro cantos do Mundo.
Mas é o conjunto que torna este hotel diferente. O Choupana Hills possui 62 quartos e suites, algumas delas familiares, onde a inspiração asiática e um toque africano se destacam na decoração, de estilo contemporâneo. Os quartos estão distribuídos em bungalows de Madeira, espalhados pela propriedade, ao longo da encosta.

Apesar de parecer saído da Ásia, conserva muito da identidade madeirense. Todo o espaço é dominado pelo silêncio, só interrompido pela brisa nas árvores ou pelo chilrear dos pássaros na Primavera. Há uma atmosfera romântica neste hotel, onde uma estadia no Verão é quente e suave, mas onde sabe bem deixar-se estar no Inverno, no aconchego da decoração acolhedora e confortável, a ver a chuva lá fora ou ficar protegido do frio.

Não sendo um hotel à beira-mar é natural que a piscina exterior aquecida ganhe ainda mais importância. É mesmo uma das imagens de marca. Em conjunto com o edifício principal, onde funcionam vários serviços, a recepção e o restaurante, constituem o coração funcional do resort e a sua principal zona de lazer. É também nesta área que está implantada a piscina interior, paredes-meias com o Spa, que é um dos principais factores da identidade holística.

O Choupana Hills oferece várias experiências Spa, orientadas por Birgit Moukom, uma referência na Madeira. Combina massagens tradicionais asiáticas e tratamentos orientados para o estilo de vida ocidental. O principal ingrediente dos produtos utilizados é a planta Aloé Vera, que chega a 80% da composição dos produtos, ou seja, mais suco de Aloé Vera fresca do que os cosméticos convencionais.

A oferta de tratamentos é vasta e entre as várias massagens de assinatura destaca-se o Ayurveda, um conjunto de massagens de equilíbrio entre o corpo e a mente, já que “Ayur” quer dizer a união da alma, corpo e mente e “Veda” significa a verdade perpétua.

A restante oferta é variada e passa por aromaterapia, reflexologia, esfoliação, tratamentos faciais, tratamento de pedras quentes e massagens de relaxamento. Para fazer bem ao corpo e à mente existe ainda o banho turco Hammam, sauna e jacuzzi.

O restaurante Xôpana e o bar Basalto complementam esta visão de hotel virado para o bem-estar. A atmosfera é acolhedora e o ambiente, familiar. A comida criativa e com uma fusão entre o ocidente e o oriente fazem o resto.

Por estar localizado numa zona alta do Funchal o Choupana Hills é ideal para quem quer deixar o mundo lá fora e descansar, ou então sair para passeios ou actividades de turismo a activo. O hotel é suficientemente próximo da cidade e também da serra e é ideal para quem não quer sair e apenas deseja deixar-se estar, respirando ar puro e encontrando o equilíbrio entre o corpo e a mente, antes do regresso à vida agitada dos nossos dias.

www.choupanahills.com