A Rota do Sul

Construído no século XIX, o cais da Ponta do Sol é hoje um dos marcos do concelho.

Em tempos, o cais que serve a Ponta do Sol era um dos mais importantes da zona oeste. Dali, para além da chegada e da partida de passageiros, movimentavam-se produtos alimentares, promovendo o comércio e a sustentabilidade da vila.

A introdução da cana sacarina, por volta do ano de 1440, levou a que a Ponta do Sol se tornasse num dos principais centros de produção de açúcar. Além disso, a banana também assumia um importante papel no comércio da época, sendo um dos principais produtos transportados numa rota que ligava a vila aos restantes cais da ilha.

Atualmente, através do transporte de passageiros, uma empresa turística tenta recuperar essa rota, com passagens pela Calheta, Câmara de Lobos e Funchal.

Construído por volta da primeira metade do século XIX, o cais da Ponta do Sol é um dos mais bonitos miradouros da Madeira e um marco do concelho.

Projetado por Tibério Blanc tem uma arquitetura peculiar, com um arco vistoso, com vista para o lado este e para o lado oeste da ilha, sempre à procura do sol.