7 Maravilhas Doces de Portugal

Fábrica do Ribeiro Sêco concorre com 5 produtos

Foram mais de 900 participantes nacionais no concurso as ‘7 Maravilhas Doces de Portugal®. O painel de especialistas, constituído por 140 personalidades, reduziu a lista, apurando 140 doces para eleição - 7 de cada distrito e regiões autónomas, uma lista que depende agora da votação do público.

Na Madeira, 5 dos 7 produtos finalistas são da Fábrica do Ribeiro Seco. Bolo De Mel Da Madeira , Broa Mel-De-Cana, Mel-De-Cana Biológico, Mel-De-Cana Clássico, Rebuçados De Funcho, são os candidatos. A completar a lista de votação regional têm ainda as Queijadas Da Ribeira Brava, e Malassadas De Santa Cruz.

Os 140 doces candidatos são votados em 20 programas de ‘daytime’, a emitir em direto pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.


A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas nacionais a serem apurados, serão eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Entre os 907 candidatos nacionais, a nível regional concorreram ainda outros produtos como as queijadas da Ribeira Brava, Rebuçados De Funcho da Fábrica de Santo António, Bolacha Maria da Fábrica Santo António, Broa De Gengibre Com Mel De Cana (Fábrica Santo António), Diplomata de Santa Cruz, Doce De Papaia E Maracujá, Jesuíta, Pastel De Requeijão, Queijada Normal e De Maracujá e Malassadas de Santa Cruz, Queijadas da Ribeira Brava, entre outros. 

As 7 Maravilhas Doces De Portugalfoi um desafio lançado pela organização das 7 Maravilhas, às escolas profissionais de Portugal, em áreas de pastelaria, hotelaria, restauração e gastronomia.

Apesar da participação ser gratuita, foi necessário cumprir alguns critérios desde facultar a ficha técnica da receia ou descrição detalhada do doce. Os parâmetros de avaliação vão desde a apresentação, o sabor, as competências técnicas, a criatividade e inovação no uso de produtos locais. 

Para além da oportunidade de serem eleitos um dos 7 doces Maravilha de Portugal, o Turismo de Portugal oferece ainda um estágio numa escola hoteleira de referência na europa, em local a acordar com o vencedor.