Vila Natal chega à Ponta do Sol

Município não fica indiferente à época e organiza um conjunto de atividades temáticas

 

 Numa época de celebração, especialmente única como o natal, a “Vila Natal” chega a 6 de dezembro para reunir o que de melhor e de tradicional este Município tem. É com o acender das luzes de natal que celebram o início deste projeto.


Com uma forte aposta nas tradições mais antigas e na cultura, a Câmara decora toda a zona antiga da vila com luzes e motivos de natal. Há a cadeira do Pai Natal, o marco do correio, ursos polares, animais, tornando a vila um grande presépio, e transmitindo o verdadeiro espírito natalício a quem ali passa.

As iluminações tradicionais chegam também às igrejas. Aqui é celebrada a tradicional missa do galo, na véspera de natal. Há ainda os presépios da Madalena do Mar e dos Canhas. A camara incentiva também os munícipes a criar “presépios de sítio, decorados pelos populares, e assim estender o projeto também para fora da vila.

Há uma oferta diversificada de atividades, que culminam a 6 de janeiro. Destacam-se algumas como a arruada na vila, a 7 de dezembro, com os “Pastores do Monte”, um grupo do concelho que anima as ruas com músicas tradicionais, o concerto no Centro Cultural John dos Passos do «Coro do DSEAM» e do coro «Pequenos Avessos» a 8 de dezembro.

A 13 de dezembro há a arruada na vila, com os “Amigos da Lombada”, um grupo musical do concelho que interpreta músicas tradicionais e animação pelas ruas da vila.

A chegada do Pai Natal, a 14 de dezembro, é sempre um dos momentos de maior alegria, principalmente para os mais novos.

Os restantes dias são animados com concertos, espetáculos musicais, como a Banda Municipal da Ponta do Sol, dia 22 de dezembro, no Centro Cultural John dos Passos, peças de teatro, e as atividades culminam no dia 4 de janeiro, com o Cantar dos Reis, junto ao Presépio Principal na Avenida da Ponta do Sol.