Um pouco da Rússia na Madeira

Workshops, exposições, concertos e debates são algumas das actividades na III Semana Cultural da Rússia na Madeira.

A Madeira Multilingual School, organiza a terceira edição da Semana da Cultura Russa nos dias 22, 23 e 24 de Abril, no Campus da Escola da APEL, em conjunto com a Agência Rossotrudnichestvo.

Durante 3 dias, o evento recebe várias personalidades e artistas nacionais e internacionais, num programa do qual fazem parte exposições de fotografia, workshops de pintura e animação cultural, espectáculos de ballet e dança folk, concertos, debates e uma mostra de gastronomia russa.

A cerimónia oficial de abertura realiza-se pelas 14:30 horas, seguida do Concerto de Câmara “Embaixadores da Arte” da Casa da Música de São Petersburgo, pelas 15:00 horas, no Auditório da Escola da APEL. O evento conta com a presença de Dmitriy Smirnov (violino), de Andrei Dubov (piano) e de Liudmila Nabok (piano), que interpretam temas de Piotr Tchaikovskiy, Igor Stravinsky, Modest Mussorgsky, Sergei Prokofiev e Manuel de Falla. O primeiro dia termina com uma exposição de fotografia intitulada “Paisagens da Madeira”, feita pelos cidadãos russos residentes na Região, seguida de uma mostra de gastronomia russa.

No dia 23 de Abril as actividades têm o seu início com os Workshops de Animação Cultural, com Yulia Aranova, e de Pintura, com Maria Lukyanceva, Anna Kolchina e Teresa Gonçalves Lobo, pelas 10:30 e 11:30 horas respectivamente. Às 14:30 horas é tempo de Mesa Redonda “Portugal-Rússia: o diálogo continua” seguida de um espectáculo de Ballet Russo pela Escola de Dança Carlos Fernandes. O dia termina com nova mostra gastronómica russa, pelas 16:30 horas.

O último dia inicia-se com os mesmos Worshops do dia anterior. Pelas 14:30 horas dá-se a leitura de Poemas pelos Alunos da Madeira Multilingual School, seguido da apresentação “10 factos interessantes da Rússia”. Segue-se novo espectáculo de Ballet e o Musical “Motivos Russos”, pelas 15:30 e pelas 16:00 horas respectivamente. Às 16:30 há Dança Folk pelos Alunos da Madeira Multilingual School e pelas 17:00 horas dá-se o encerramento desta semana cultural.

O evento conta com o apoio institucional do Governo Regional da Madeira, da Embaixada da Federação da Rússia na República Portuguesa, da Embaixada de Portugal em Moscovo e da Câmara Municipal do Funchal, e tem como parceiros a Arts In, a MULTILINGUAL Schools Foundation, a Casa da Música de Moscovo, a Universidade Internacional de Moscovo, o Centro de Estudos Culturais do Instituto Latino-Americano da Academia de Ciências da Rússia, o Puskin State Museum of Fine Arts e o Arts In Hotel Conde Carvalhal.

Todas as actividades são de acesso livre e gratuito.

www.madeiramultilingualschool.com