Design de memórias

A premiada designer de interiores, Nini Andrade Silva, lançou a nova coleção de mobiliário na Maison et Objet, em Paris.

nini1
nini2
nini3

 

Na Maison et Objet¸ no stand de Nini Andrade Silva, os pequenos seixos da zona costeira da ilha da Madeira transformam-se em mesas, cadeiras, sofás e em outros objetos que só uma mente criativa consegue imaginar.

Outrora presença assídua numa das maiores feiras internacionais de design de interiores, Nini esteve desde 2011 sem participar neste evento. Em setembro deste ano, e já depois de abrir o seu Design Centre no Funchal, em novembro de 2015, a premiada designer de interiores madeirense voltou a Paris, desta vez, para lançar a sua nova coleção de mobiliário.

O design de Nini fala das suas memórias, das memórias da sua história e da história da própria ilha que a viu nascer. As referências ao mar, às ondas e às dunas do Porto Santo são elementos de destaque nos seus projetos. Mas há um destaque maior em todo o processo de criação, uma coqueluche da sua inspiração.

A coleção é inspirada pelas pedras que constituem a maior parte da costa da ilha, localmente conhecidos como “calhaus”. Aos seixos, juntam-se os jovens e raparigas que brincam e andam descalços sobre as pedras roliças à beira-mar, os Garotos do Calhau.

Para além de uma inspiração, daí nasceu uma marca: a “Garota do Calhau”. Guilherme Silva, um dos colaboradores do projeto, refere que esta é uma marca de “prestígio” que para além de guiar esta coleção é também um “símbolo de uma causa com o objetivo de ajudar os menos favorecidos e abrir-lhes caminho para novas oportunidades”. A criação desta marca não é de agora e surge, na mesma altura, do nascimento de uma unidade hoteleira da ilha.

Nini foi responsável pelo design interior de vários hotéis da região que foram premiados internacionalmente, como são os casos do Savoy Saccharum Resort & Spa e do Hotel The Vine, que no mês de setembro recebeu o galardão de Melhor Hotel e Spa Insular da Europa, nos World Travel Awards.

É deste último hotel que surgiu a Coleção de Mobiliário Exclusivo Garota do Calhau. Foi durante o processo de encontrar soluções de design para o hotel, localizado no centro do Funchal, que surgem as primeiras peças da coleção, desenhadas para o terraço da unidade hoteleira, como a Pebble Sunlouger e a Pebble Chaise Lounge, elementos onde a inspiração nos seixos rolados da ilha são facilmente percetíveis.

Esta aposta na produção de peças para além dos hotéis acontece também devido às próprias exigências do mercado: “Tínhamos muitos clientes que viam as nossas peças nos hotéis e que nos procuravam no sentido de as adquirir.”

Desta nova coleção, Guilherme Silva revela que “a aposta foi feita de forma concertada com o objetivo de criarmos uma linha completa de mobiliário de exterior, composta por sofás, chaise-lounges, mesas, poufs” entre outros elementos.

Em relação ao mercado, a aposta irá recair no “americano, árabe e europeu”, sendo que, neste momento, estejam já a ser “analisadas ofertas de representação” das peças. O grande objetivo passa pela comercialização internacional da coleção em mercados de prestígio, “como por exemplo Nova Iorque ou Paris”, exemplifica.

Depois de no passado ter trabalhado com o mercado asiático, desta vez, a coleção será 100% produzida no norte de Portugal. Guilherme Silva justifica a aposta: “temos excelentes profissionais, com qualidades artísticas únicas no mundo” e a “qualidade de acabamento português é impar”.
Os interessados podem adquirir as peças diretamente através de um dos ateliers da designer, em Lisboa e no Funchal.

Em relação à Maison et Objet, Guilherme Silva revelou que a participação na edição deste ano foi “um enorme sucesso” e explica à Essential que “o design de mobiliário é uma paixão antiga” da designer e “com a abertura do Design Centre Nini Andrade Silva considerámos que era uma aposta a reforçar”.

Nesta feira, as novidades estiveram ao nível dos novos materiais, acabamentos e na introdução de peças de interior, como as mesas, as cadeiras e os sofás.

www.niniandradesilva.com