Seis séculos de música

A edição desde ano do Festival de Órgão é dedicada aos 600 anos da descoberta das ilhas da Madeira e Porto Santo

O pretexto é a comemoração dos 600 anos da Madeira e do Porto Santo, que se assinala desde este ano e até 2020. A inspiração é a música, concretamente "Seis séculos de música para órgão", que dão tema ao programa do 9.º Festival de Órgão da Madeira, que decorre entre 19 e 28 de outubro, em 10 igrejas.

Paula Cabaço, secretária regional do Turismo, com a tutela da cultura e das comemorações 600 anos da Madeira, explica à Essential que a ideia foi “avançada no final de outubro do ano passado”. Daí resultou uma encomenda a João Vaz, Diretor Artístico do festival, para que cada concerto seja “dedicado a um século específico”, ou seja, música desde o século XV ao século XXI.

João Vaz aceitou o desafio e preparou um programa com 12 concertos. O primeiro é na Igreja do Colégio, no Funchal, dedicado a Johann Sebastian Bach, “provavelmente o mais importante compositor para órgão de todos os tempos”, tocado por Mathias Havinga, professor de órgão no Real Conservatório de Amesterdão.

E se Bach representa o século XVII, a mesma igreja recebe Vincent Dubois, um dos organistas de Notre-Dame de Paris, e a Orquestra Clássica da Madeira, para um concerto de Poulenc, do século XX.

João Vaz destaca ainda “a presença de Catalina Vicens, que tocará um programa centrado no século XV, nos mais pequenos órgãos da Madeira”, na igreja do Recolhimento do Bom Jesus, no Funchal e na Ponta do Sol.

No concerto de encerramento, Claudio Astronio “oferecerá um programa italiano do século XVII, tocando cravo e o maravilhoso órgão histórico do convento de Santa Clara.”

Na Igreja Matriz de Machico será tocada música do século XVI, da autoria de Gonçalo Baena, músico do rei português D. João III. Mas também há espaço para o século XIX, através da música vocal romântica inglesa, ou o Canto Gregoriano a representar o século XXI, com música composta na última década. “Há inclusivamente uma peça do padre Ignácio Rodrigues, que será estreada naquela ocasião”, adianta João Vaz.

Com este programa fica desfeito o “preconceito de que o órgão é um instrumento antigo”. João Vaz lembra que “há órgãos históricos, como o de Machico, que data do século XVIII, e órgãos modernos, como o órgão de coro da Sé, construído há um ano”.

Paula Cabaço complementa que o Festival “é também uma oportunidade para valorizar o património organístico na Região e a música composta para este instrumento, o órgão”.

Uma novidade deste ano é haver um concerto na Igreja Matriz do Porto Santo, apesar na igreja daquela ilha não haver um órgão. Paula Cabaço explica que tal é possível porque Catalina Vicens utilizará um organetto “e apresentará não somente música antiga, mas também música contemporânea escrita para aquele instrumento.”

A secretária regional fala em inovação constante e assinala que “o festival de órgão já faz parte da vida cultural da Madeira”, sendo também considerado “um dos melhores festivais de órgão da península Ibérica”.

Entre 19 e 28 de outubro há um concerto por dia, com entrada livre. Serão utilizados “praticamente todos os órgãos da Madeira” e todos os que se localizam foram do Funchal, nomeadamente na igreja de Machico, Porto da Cruz e Ponta do Sol.

E para quem possa pensar que nos órgãos das igrejas será tocada apenas música sacra, João Vaz desfaz o equívoco: “O repertório é extremamente variado”. E se é verdade que “muita da música que hoje tocamos em concerto foi originalmente concebida para a liturgia”, há obras “pensadas para serem tocadas na igreja embora não estritamente litúrgicas (as sinfonias de Widor, por exemplo) e música concebida para órgãos instalados em salas de concerto (como é o caso do Concerto de órgão de Poulenc) ”.

Programação: 

25 de outubro

Quinta-feira 21:30 horas

Funchal - Igreja e Recolhimento do Bom Jesus

 

26 de outubro

Sexta-feira, 21:30 horas

Ponta do Sol - Igreja de Nossa Senhora da Luz (Matriz

Os primórdios da música para Órgão 

Catalina Vincens, órgão e organetto

 

27 de outubro 

Sábado, 20:30 horas 

Renaciendo - Música para organetto 

Catalina Vincens, organetto

Porto Santo - Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Matriz)

 

27 de outubro

Sábado às 21:30 horas

Gonçalo De Baena, músico de D. João III

Bruno Forst, órgão

 

28 de outubro

Domingo, 18:00 horas

Consonanze Stravaganti

Claudio Astronio, cravo e órgão

Funchal - Convento de Santa Clara