O encanto das flores

A Madeira celebra a chegada da Primavera com a tradicional Festa da Flor.

 

A Festa da Flor, que remonta a 1954, regressa de 19 de abril a 13 de maio. Esta comemoração começa a surgir um pouco por toda a ilha, mas é na Avenida Arriaga, no Funchal, que ganha maior destaque. Ali uma grande variedade de flores, tipicamente madeirenses, são arranjadas para formar tapetes.

A 21 de abril centenas de crianças, após desfilarem até à Praça do Município com uma flor na mão, compõem um Muro da Esperança que simboliza o desejo por um mundo melhor. 

O Cortejo Alegórico da Flor acontece a 22 de abril na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses. A música, a dança e a alegria são vividas ao rubro pelos espetadores e pelos figurantes trajados a preceito que são transportados nos carros alegóricos.

A “Madeira Auto Parade” chega a 29 de abril, na Avenida Francisco Sá Carneiro. Esta oportunidade única de apreciar a elegância dos veículos clássicos alia momentos de muita animação a cargo de várias bandas musicais, bem como a cor e beleza das figurantes vestidas com trajes inspirados nas flores da Madeira. 

Há que salientar também as exposições de flores, conjugadas com artesanato e gastronomia. As melhores exposições, distribuídas e organizadas ao longo da avenida, são premiadas no decorrer da abertura oficial.