Uma casa de cultura

O principal centro de atividades culturais em Santa Cruz é a Casa da Cultura, que reabriu ao público após obras de reabilitação.

 

santacruzcasa

 

Sobranceira ao mar, dominando uma parte da baía, a Quinta do Revoredo é o principal polo cultural de Santa Cruz.

A construção, de meados do século XIX, acolhe a Casa da Cultura, onde ao longo do ano é desenvolvido um programa de atividades. O edifício foi alvo de obras de reabilitação. As fachadas foram preservadas, assim como outros elementos originais, incluindo as janelas em guilhotina, ou as cantarias. Mas a casa foi adaptada aos tempos, melhorando, por exemplo, a acessibilidade. Vários elementos foram acrescentados, como os espaldares dos bancos do jardim, integrados na muralha virada ao mar, e que foram revestidos por azulejos pintados em tons de azul-cobalto, por artistas plásticos madeirenses, como Helena Sousa, Cristiana Sousa, Patrícias Sumares e Trindade Vieira, ou ainda Alexandra Carvalho, Sílvio Cró ou António Rodrigues

A reabertura ao público da Casa da Cultura de Santa Cruz fez-se com a inauguração de uma exposição coletiva que junta 20 artistas que ali expuseram individualmente nos últimos anos. São artistas de diferentes gerações e estilos: Paulo David, Alexandra Carvalho, Helena Sousa, Teresa Jardim, Graça Berimbau, Alice Sousa, Fedra Espiga Pinto, Sérgio Benedito, Paulo Sérgio Bijú, Diana Pimenta, Ângela Franco, Mafalda Gonçalves, Rafaela Rodrigues, Lucília Monteiro, Tiago Perestrelo, António Rodrigues, Evangelina Sousa, Martinho Mendes, Nelson Henriques e Eurico Santos.

A Quinta do Revoredo foi originalmente mandada construir como casa de veraneio da família britânica Blandy, de comerciantes de vinho Madeira. A ligação do espaço à atividade cultural vem da própria família, já que Charles Frederick Raleigh Blandy, engenheiro naval, escolheu esta casa, debruçada sobre o mar, como residência permanente. Charles Blandy era também considerado um exímio aguarelista, tendo pintado muitas paisagens da Madeira. Era também fotógrafo, captando paisagens, usos e costumes da Madeira dos finais do século XIX.

Esta foi a primeira Casa da Cultura a abrir na Madeira, a 6 de dezembro de 1993. Além de exposições, pela Quinta do Revoredo passam também espetáculos musicais, cinema diferentes tipos de performances, teatro e palestras. A Casa da Cultura dispõe também de um serviço educativo que promove atividades juntos das escolas.