Ingredientes locais com muita tradição e sabores de todo o Mundo, confecionados sobretudo através do Josper, explicam o conceito do Three House
No balcão que divide a cozinha da sala, o Chef é o protagonista. Maurício Faria faz as honras da casa, serve os clientes e explica o conceito do Three House Restaurant. Cerca de 90% do menu é confecionado com o Josper, o forno fechado a carvão que se tem popularizado em todo o Mundo.
Implantado no edifício Oudinot, junto ao Mercado dos Lavradores do Funchal, o Three House é um hotel, um restaurante e um cocktail bar num rooftop. É um conceito que quer ser um estilo de vida, um lugar que proporciona experiências e que durante algum tempo quer ser chamado de casa.
Mas o segredo da cozinha deste restaurante passa pela escolha dos produtos. Maurício Faria opta por ingredientes tidos por menos nobres na cozinha, mas que eram escolhas populares na cozinha doméstica da Madeira. São sobretudo produtos locais.
Não tem lagosta, nem carabineiro, nem vieiras, mas tem “uma mendinha de vaca que coze durante dois dias”, ou utiliza a ventrecha do peixe espada-preto, ou a típica ventrecha de atum.
A sala do restaurante oferece diversos recantos e até espaços ao ar livre. Mas no balcão do chef são misturados, pelo próprio, sabores de diferentes origens. A ventrecha de atum pode acabar por ser temperada com sabor asiático. O sul americano ceviche pode ser feito com Gambão, um tipo de camarão miúdo.
E há outros exemplos: um tártaro de novilho com alcaparras desidratadas, ou um bao de barriga de porco, ou ainda tacos de peixe, com ventrecha de espada-preto.
Maurício Faria oferece uma cozinha do mundo com fusão e produtos locais. “A ideia era fazer diferente”, confessa, acrescentado que o restaurante lhe permite “realizar sonhos”.
Até o café tem um toque do chefe, já que vem cru para a Madeira e é torrado no próprio restaurante.
Esta ideia de fazer diferente é também a regra dois pisos acima, no terraço do hotel Three House, onde o cocktail bar oferece propostas de assinatura e alguns clássicos, além de um menu combinado de cocktails com comida.
A vista para o Funchal faz o resto, e transforma a atmosfera num lugar onde apetece estar, ao sabor da música e aproveitando o clima normalmente ameno da Madeira.