COVID-19 – Vacinação obrigatória para viajar na Europa?

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a vacinação, certificados de vacinação e requisitos para viajar na Europa.

COVIDVaccine

 

É obrigatória a vacinação contra a COVID-19 para viajar na Europa? A resposta a esta questão é: Não! A vacinação não é um requisito obrigatório para viajar na Europa e a vacina é voluntária para os europeus.

No entanto, a União Europeia planeia implementar um certificado de vacinação e os cidadãos já vacinados vão poder viajar e ultrapassar as fronteiras sem estarem sujeitos a medidas de quarentena e a testagem PCR.

Contudo, a proposta de um passaporte de vacinação continua a colocar algumas divisões no seio dos estados-membros, quer relativamente à eficácia das vacinas, quer quanto à eventual discriminação e diferença de tratamento entre viajantes vacinados e não vacinados.

E será que a vacinação contra a COVID-19 vai ser exigida para a obtenção dos vistos Schengen? Neste momento não há nenhuma confirmação oficial sobre esta matéria. Dada a pandemia, os pedidos e os processos de obtenção de visto para as áreas de risco foram suspensos. 

E no futuro, será que a vacinação será obrigatória para viajar de avião? O setor da aviação já manifestou o seu apoio à ideia de um passaporte de imunização e a IATA defende essa ideia, em especial para voos de longa duração.

Pelo que no futuro, mesmo que um país dispense a exigência de vacinação, convém verificar os termos e as condições da companhia aérea, porque tal poderá vir a ser exigido, para segurança dos passageiros e da tripulação.

Aqui chegados são muitas as questões e inúmeras as dúvidas que se colocam dada a enorme incerteza no futuro.