Festival Rota do Atum

O Porto Santo dedica um festival gastronómico a um dos peixes mais importantes no Arquipélago da Madeira: o atum

 

 

 
 
Entre os dias 4 e 9 de junho o atum é o desafio que leva um grupo de chefs ao Porto Santo. Participam no Festival Rota do Atum, que todas as noites propõe um jantar de degustação com diversas formas de confecionar atum em diferentes países.

Manuel Santos, chef do Vila Baleira Resort, o hotel organizador, é o anfitrião. O consultor gastronómico Chef Cordeiro é o curador do festival. Confirmadas estão as presenças dos chefs Carmine Basile, de Itália, José Lopez, de Espanha e Yves Gautier, de França e que há vários anos reside na Madeira. A estes juntam-se ainda chefs do Japão e Filipinas, além do finalista do concurso Masterchef Austrália 2018, Ben Borsht.

A edição deste ano conta com a participação de 15 restaurantes do Porto Santo e um concurso gastronómico denominado “A Estrela é o Atum” que convida a população em geral e os restaurantes a apresentar criações que tenham por tema o atum.

Estão previstas visitas a barcos atuneiros, guiadas por pescadores e a presença de artesãos locais ao longo de todo o evento. No Vila Baleira Resort poderá ser apreciada a exposição fotográfica de Pepe Briz da National Geographic, sobre a vida dos pescadores de atum nos Açores.

O festival inclui ainda um programa de animação, com música, dança, cinema, apresentação de produtos, provas de vinhos e workshops.