A refeição mais importante do dia

Vista como a refeição mais importante de um hotel, o pequeno-almoço tem ganhado uma nova dinâmica orientada para a saúde.

 

Savoy

No hotel Quinta da Serra é possível tomar um pequeno-almoço com apenas produtos biológicos na ementa. A sustentabilidade e a proteção do planeta fazem parte dos mantras do hotel situado no Jardim da Serra e isso vê-se à mesa.

A maior parte da fruta à disposição, como os morangos, as amoras e as maçãs, por exemplo, são produzidas no hotel. De manhã, há inclusive um favo de mel de origem biológica, do qual os hóspedes podem servir-se e sentir a textura da cera das abelhas. A isto acrescem as cerca de trinta variedades de frutos secos biológicos.

Na primeira refeição do dia, Raúl Gonçalves, diretor do hotel Quinta da Serra, afirma que os hóspedes procuram autenticidade e a oportunidade de degustar produtos locais. No entanto existem duas visões que se sentam à mesa: a daqueles que procuram um pequeno-almoço mais internacional, como o típico full breakfast inglês, e que é também oferecido pelo hotel, e a dos que escolhem uma refeição mais equilibrada e saudável. O desafio, confessa, encontra-se em manter o equilíbrio na sua oferta.

Nos hotéis Savoy, há também um cuidado em absorver um pouco das duas narrativas. Carlos Gonçalves, chefe executivo do Savoy Palace, explica como duas gerações olham para o pequeno-almoço de maneira distinta. “Por um lado, temos os baby boomers, que ainda procuram os ovos e o bacon. Do outro lado encontram-se as gerações que têm entre os 20 e os 40 anos, que procuram um pequeno-almoço mais equilibrado”.

Carlos Gonçalves confessa que sentiu a procura por opções mais saudáveis nos hotéis há cerca de nove anos. “Para além de uma preocupação pelo que é local, começámos a sentir a procura por uma refeição equilibrada” e isso mudou a maneira dos hotéis olharem para o pequeno-almoço.

Hoje em dia, no Savoy Palace, é possível encontrar opções também adequadas a regimes alimentares agora mais em voga, como o vegetariano e o vegano. Pudim de chia, panquecas de quinoa, tostas abertas com abacate ou húmus e os sumos naturais são algumas das opções garantidas aos hóspedes.

Também na visão dos especialistas em nutrição, a evolução por parte da oferta ao pequeno-almoço nos hotéis é vista com bons olhos, com a inclusão de mais alternativas aos famosos “ovos & bacon”.

Helena Caires, nutricionista, considera que graças aos esforços que têm sido feitos pelas unidades hoteleiras é possível fazer uma refeição saudável ao pequeno-almoço.

Flocos de aveia, sementes – como chia, linhaça e girassol –, fruta fresca e frutos oleaginosos, lacticínios magros e bebidas de origem vegetal são algumas das opções que não podem faltar à mesa na opinião da nutricionista.

QtaSerra

Helena Caires deixa ainda o alerta para importância de as unidades hoteleiras estarem preparadas com escolhas orientadas para restrições alimentares, como as intolerâncias e alergias, “fornecendo opções alternativas aos alimentos mais comummente ingeridos, tais como pães sem glúten e derivados lácteos sem lactose e/ou bebidas e iogurtes de origem vegetal”.

No Belmond Reid’s Palace, a preocupação com as restrições alimentares dos hóspedes encontra-se bem vincada nas opções disponíveis no pequeno-almoço.

Reids

Luís Pestana, chefe executivo no Belmond Reid’s Palace, afirma que a orientação do hotel para um conceito mais saudável tem vindo a aumentar ano após ano e mostra alguns exemplos onde tem inovado.

No buffet frio, há iogurtes de soja, sem lactose e magros, tofu, seitan, tempeh e salada de alface-do-mar (wakame) com sésamo. A sair diretamente da cozinha existem os crepes vegetarianos com ervas, espargos e molho holandês, que pode ser adaptado para veganos, e ainda o porridge com seitan, tempeh e banana, que poderá ser sem glúten e sem lactose.

No hotel Meliã Madeira Mare o cuidado para oferecer opções que vão ao encontro das restrições alimentares dos hóspedes tem também aumentado.

Melia

João Sanches, diretor geral do hotel, revela que neste momento se encontram a trabalhar “junto de um fornecedor com o intuito de melhor a oferta de bolos sem glúten e lactose para disponibilizar diariamente” a quem frequenta a mesa de pequeno-almoço da unidade hoteleira.Numa visão geral, todos estão de acordo de que é necessário um equilíbrio na carta, de modo a satisfazer todos os clientes. Chegado o momento das férias, há quem sonhe com os locais a visitar, mas também com as experiências gastronómicas. A aventura fora de portas do hotel para almoçar e jantar parece ser a norma. No entanto, o pequeno-almoço continua a estar no imaginário dos hóspedes e é fator na hora de escolher a unidade hoteleira onde ficar hospedado. Para muitos, as opções para lá dos “ovos & bacon” continuam a ser um valor positivo.