Costurada pelo mundo

Andrea Franco criou os trajes Olímpicos do Comitê de Portugal para os Jogos Olímpicos de Toquio em 2021. Agora lançou a marca “Umbrella by Franco”

 

Andrea Franco é a prova viva de que nunca é tarde para seguir um sonho. Natural de Machico foi, o ano passado, aos 40, que lançou oficialmente a “Umbrella by Franco”, uma marca de calçado e acessórios de moda feminina, alicerçada numa lógica sustentável, inspirada em “meninas crescidas”. Licenciada em Serviço Social e com experiência na área, em 2015 decide entrar no curso de Design de Moda, no Porto, e assim ouvir a chamada da sua verdadeira vocação.

Em 2008 já tinha tido algumas experiências relacionadas com a sua paixão, onde começou por desenhar bijuteria e estabelecer parcerias com designers e lojas locais. Todavia, a vontade de ir mais longe levou-a à cidade invicta, onde chegou a alcançar o 2.º lugar no concurso internacional “Namorar Portugal”, tendo integrado vários projetos ainda enquanto aluna convidada.

Rapidamente começou a costurar o seu nome pelo mundo da moda. “Em 2018 estagiei na Marca Lion of Porches, do grupo Cães de Pedra, que integra a marca Decénio. No ano seguinte comecei a trabalhar neste grupo para coordenar e desenhar o projeto dos trajes do Comitê Olímpico de Portugal para todos os atletas portugueses. Durante o ano de 2019 e 2020 na coordenação, desenhei e desenvolvi os dos trajes Olímpicos do Comitê Olímpico de Portugal para os jogos olímpicos de Tokyo 2020, que vieram a realizar-se se em 2021”, conta-nos Andrea Franco, que tem vindo a trabalhar como freelancer bem como em conjunto com várias marcas e criadores nacionais e internacionais.

Enquanto criança sempre sonhou em fazer os seus próprios sapatos. Nesse sentido afirma que “poder criar para mim e para outras mulheres já é um objetivo alcançado”.

A criadora admite que o que mais lhe alimenta a alma é o processo criativo de “peças exclusivas” pela “questão do estilo, a construção de personas” e a ligação aos pequenos produtores locais, pois acredita que é “possível adotar uma postura mais sustentável, sem comprometer a estética ou o ADN da marca”.

umbrellabyfranco.com