Uma ermida no topo de uma montanha destaca-se, na paisagem do Caniçal, na zona leste da Madeira
A Capela de Nossa Senhora da Piedade, localiza-se na freguesia mais a oriente da ilha da Madeira, o Caniçal. O seu nome deriva, da abundância de caniços que existiriam na altura do descobrimento da ilha.
A capela, embora se situe na freguesia do Caniçal, tem uma localização excêntrica em relação ao núcleo urbano da freguesia. É uma edificação isolada no cimo de um monte chamado “Gordo” ou da Piedade, sobranceiro à Prainha, uma das poucas praias de areia da Madeira.
Do topo do monte é possível ter uma vista panorâmica sobre o mar, a baía e encosta do Caniçal.
A construção da capela, de acordo com a tradição, deve-se ao cumprimento de uma promessa de marinheiros, que ao verem que a embarcação se iria destroçar contra os rochedos da costa, durante uma tempestade, prometeram que se se salvassem, construiriam uma pequena capela.
A sua construção, segundo alguns autores, tem como data provável o século XVII, desconhecendo-se o seu autor. É uma pequena capela, de romaria, de estilo maneirista, mas já descaracterizada. Tem uma planta retangular simples, com uma sacristia adossada para norte, de construção posterior.
A sua estrutura é em pedra de basalto rebocada e pintada.
A fachada principal é orientada a poente, termina em empena encimada por uma Cruz de Cristo em cantaria da Madeira. Possui um portal de arco de volta perfeita sobre pilastras, ladeado por uma pia de água benta, também em cantaria da região, mas pintados a cinzento.
No interior observa-se um pequeno retábulo revivalista, de talha pintada, que integra ainda uma mesa de altar também pintada. As paredes são muito simples, rebocadas e pintadas a branco com um teto em madeira.
A capela tem a particularidade de ser palco de uma das mais interessantes e peculiares procissões da Madeira: em honra de Nossa Senhora da Piedade, quando os pescadores cumprem a promessa ancestral.
A imagem da Nossa Senhora da Piedade é transportada por mar, numa embarcação e acompanhada por muitas outras, enfeitadas a rigor. A celebração reúne muitos crentes que fazem questão de acompanhar a imagem, desde a capela até ao Caniçal pelo mar.
A celebração, que se realiza em setembro, é uma das festas mais concorridas da Ilha, atraindo pessoas de toda a ilha, assim como muitos turistas.