Serious weapon

A sexta edição dos modelos Black Series chegou sob a forma do AMG GT, o Mercedes V8 mais potente de sempre

 

O domínio da Mercedes no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 nos últimos seis anos tem sido tão significativo que em 2020 a equipa alemã ultrapassará os números recorde da Ferrari do início do século, quando Michael Schumacher, Jean Todt e Ross Brawn criaram aquela que tinha sido, até agora, a série mais ganhadora de sempre na história da competição.

Pela mão de Toto Wolff, a equipa Mercedes-AMG soube tirar partido das novas regras implementadas em 2014, no início da era híbrida da F1, e criar o melhor carro de forma sistemática. Com aquele que é, inegavelmente, o melhor piloto da sua geração ao volante, o britânico Lewis Hamilton, os alemães venceram todos os campeonatos de construtores entre 2014 e 2019 e lideram já o de 2020 por larga margem. Hamilton venceu também todos os títulos de pilotos exceto o de 2016, quando o seu colega de equipa da altura, Nico Rosberg, conseguiu ser mais regular e terminar em primeiro lugar.

Inevitavelmente, o sucesso nas pistas dita o sucesso nos concessionários e a Mercedes encontrou mais de 132.000 clientes para modelos AMG em todo o mundo em 2019, um número nunca antes alcançado e que demonstra que os milhões investidos na Fórmula 1 estão a gerar enormes receitas.

E agora há um novo porta-estandarte daquilo que é a AMG no seu estado mais puro, daquilo que é a AMG enquanto preparador de veículos para competição e veículos de estrada que quebram barreiras e levam os limites mais além. Há um novo Black Series, o nome escolhido para identificar as versões mais extremas de automóveis que já não eram propriamente para passear ao domingo.

O AMG-GT Black Series é o destilar de todo o know-how de alguns dos melhores engenheiros do mundo automóvel num carro feito para a pista, mas homologado para poder levar uma matrícula e ser guiado de casa até ao circuito.
Herdeiro de uma linhagem de modelos verdadeiramente especiais e que rapidamente ganharam um lugar de culto entre os apaixonados pela velocidade, o novo Black Series está equipado com o mesmo V8 turbo de toda a gama AMG GT, mas agora com uns enormes 730 cavalos – o que faz dele o Mercedes V8 mais potente da história. E também o mais rápido, com os 100km/h, quando utilizada a função Race Start, atingidos nuns meros 3.2 segundos e os 200km/h em menos de 9 segundos. Daí até aos 325km/h de velocidade máxima é um piscar de olhos, muito ajudado pela fabulosa transmissão de dupla embraiagem e sete relações.

Mas para andar em pista a potência não é tudo e este GT Black passou por um intenso desenvolvimento aerodinâmico baseado no AMG GT3, a versão de competição do modelo. A nova entrada de ar dianteira otimiza a circulação do ar, o spoiler dianteiro é ajustável e até nas saias laterais há entradas de ar; o difusor traseiro foi redesenhado e a enorme asa traseira bipartida ajusta até 20 graus.
A fibra de carbono é não só o material de seleção no capot, tejadilho e tampa da mala, mas também nos apoios e no eixo da transmissão e nos reforços estruturais da carroçaria. As jantes são forjadas, os travões carbo-cerâmicos e até os vidros são mais finos que os da restante gama para reduzir o peso do conjunto.

O habitáculo tem elementos específicos em Alcantara e pesponto laranja e pode incluir bacquets de competição e o AMG Track Package, que acrescenta cintos de segurança de quatro pontos, extintor e um sistema anti-capotamento em titânio. Só para o caso de ainda haver dúvidas em relação ao quão sério é este Mercedes.