Bordado Madeira à mesa

A empresa Bordal regressa promove a expoisção “Mesas com Bordado Madeira” até 4 de janeiro no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Na tradição das famílias mais abastadas da ilha, o uso de toalhas de Bordado Madeira, à mesa, em ocasiões especiais como o Natal, era obrigatório. É inspirada nesse hábito que a empresa Bordal decidiu avançar para uma exposição anual em que são decoradas mesas a partir do Bordado Madeira.

O palco desta edição volta a ser o Teatro Municipal Baltazar Dias, mas o conceito foi alargado, ou seja, o tema proposto não é apenas o Natal, mas sim “Mesas com Bordado Madeira”.

Susana Vacas, da Bordal, explica “foram definidos temas aos participantes, inspirados na nossa ilha e no que ela tem de mais característico”. Quatro mesas são dedicadas a produtos importantes na economia da Madeira. A Banana, que fica a cargo do designer de interiores Dino Gonçalves; a Cana-de-açúcar, à responsabilidade da Associação de Promoção da Madeira; os Vimes atribuídos ao Nini Design Centre; e o Vinho Madeira ao grupo Porto Bay.

As outras quatro mesas incidem na vertente Natureza. As Flores, foram o desafio lançado ao Castanheiro Boutique Hotel; a Laurissilva associada à Quinta do Furão; as Levadas, ficaram a critério das guias-intérpretes da Madeira; e o Mar, para o grupo Pestana.

Susana Vacas esclarece ainda que esta aposta em diversificar o conceito, serve também para “marcar a diferença, (e também) porque alguns grupos já estão connosco desde a primeira edição e chega a uma altura que a imaginação esgota” se for sempre a mesma temática.

As mesas foram organizadas numa sequência lógica, criando um percurso expositivo. A exposição é de entrada livre e está patente ao público até 4 de janeiro.

A Bordal é uma das empresas que mais tem contribuído para a inovação em torno do Bordado Madeira. Esta dedicação valeu a obtenção do prémio Mercúrio, na categoria de Economia Digital 2019.

João Vacas, um dos proprietários, refere que este reconhecimento é o “culminar do investimento e aposta contínua” que tem sido feita “na comunicação e divulgação dos nossos produtos na loja online”, onde são registadas interações diárias, “quer seja para compras efetivas, quer seja para alguém que pretende informações” sobre o Bordado Madeira e sobre a empresa, o que contribui a exportação e internacionalização do Bordado Madeira.