Galatrixa na garrafa

O chefe de cozinha Octávio Freitas lançou um branco madeirenses com uvas da propriedade turística que possui na Calheta

No português falado nos lugares mais recônditos da Madeira, e entre as pessoas menos letradas, o pequeno lagarto que se encontra com abundância na Madeira, a Lagartixa, é chamado de Galatrixa. Foi a inspiração para o chefe Octávio Freitas dar o nome ao primeiro vinho produzido a partir do Socalco Nature Calheta, a propriedade turística onde o conhecido gastrónomo madeirense apostou na plantação de vinhas.

O Galatrixa serve também para fazer o lançamento da Octávio Freitas Winery, que promete lançar mais rótulos nos próximos anos.

Para já foram engarrafadas 1.750 garrafas deste blend entre Verdelho, Malvasia Fina (Bual) e Folgasão (Terrantez). As vinhas são novas, plantadas na altura da abertura do Socalco, em 2020.

É um vinho cristalino, de cor cítrica, com aroma intenso, com notas florais e fruta tropical, sobretudo ananás e banana. É fresco na boca, envolvente e persistente, com uma acidez equilibrada.

uvagalatrixa

As vinhas, plantadas em socalcos, a cerca de 100 metros de altitude e a cerca de 200 metros do mar, têm uma exposição solar extrema. São vinhas certificadas, com produção sustentável.

Octávio Freitas pretende que o Galatrixa seja uma homenagem à Madeira e à sua identidade. O pequeno réptil, a Lagartixa, endémico da Madeira é presença frequente entre as vinhas, sendo o primeiro a provar as uvas ainda na fase inicial da maturação.

Este vinho é mais uma das realizações deste Chefe que se considera ligado à terra e às tradições. O chefe diz ter “muito orgulho” neste vinho e explica que o Galatrixa surge ligado à unidade turística Socalco, uma vez que as vinhas marcam a paisagem da propriedade agrícola com 8 casas e um bloco de 10 quartos. É um conceito em que os hóspedes são convidados, se assim o desejarem, a participar nas atividades da quinta.

A garrafa é feita de vidro 100 por cento reciclado, o que mostra uma preocupação pela sustentabilidade. O rótulo é uma reprodução das escamas da lagartixa.

Octávio Freitas lançou há alguns anos o vinho OF, do qual é o wine selector. É produzido em Portugal Continental, a partir de uvas selecionadas pelo chefe. Galatrixa é o primeiro de terras madeirenses.