Perfumes com emoção

A Essential Madeira aproveitou a apresentação da Osmotheque para aventurar-se pelo mundo da Perfumaria Artística.


Simple Picture Slideshow:
No images found in folder /home/essentia/public_html/images/Perfumaria1

 

Um perfume com aromas de folhas de figueira e de bambu, notas de bergamota, limão e… Wasabi! Pode parecer invulgar mas é assim que a perfumaria artística ganha destaque da perfumaria mais “vulgar”.

Tudo se resume a uma experiência olfativa. São perfumes com ingredientes invulgares, cujo propósito é mesmo surpreender, apelando à sofisticação dos narizes que os cheiram. 

Miguel Matos é um crítico de perfumes e a sua função é “tentar explicar, interpretar e exprimir” aquilo que sente quando cheira um perfume e assim “passar a informação de como é que aquele perfume é construído e quais as notas mais importantes”. Relacionar com alguns perfumes da mesma família, abordar a “história desse perfume e da marca” também podem entrar nas suas funções, acrescenta. 

Fazer um perfume é uma arte, onde notas e aromas se misturam em harmonia, para criar uma personalidade. Ao aventurar-se pelos perfumes, para além de tentar encontrar as suas notas, Miguel procura emoção: “Se um perfume não provoca emoção para mim está morto”. 

Fã confesso de perfumes fortes destaca como materiais favoritos o castoreum e o ambergris, por lhe despertarem “emoções fortes”.


Simple Picture Slideshow:
No images found in folder /home/essentia/public_html/images/Perfumaria2

O crítico esteve presente na apresentação da Osmotheque Funchal, uma loja em que uma das apostas é este tipo de perfumaria e que neste momento conta com cinco marcas.

Com a maior parte do seu tempo a ser dividido por Itália e França, onde este vê este tipo de perfumarias com mais casualidade, Miguel Matos vê com bons olhos a abertura de um espaço deste género e acha que o público madeirense tem de ser construído, um processo que prevê ser lento.