Calheta transforma-se num Oásis Tropical

A Festa da Flor invade o município da Calheta durante o mês de maio

A beleza única de uma vila que se destaca pela praia de areia dourada, ganha um novo encanto, novas cores e um perfume floral, durante o mês de maio.

A Calheta é o palco principal das atividades da Câmara Municipal, com decorações alusivas à Festa da Flor, num programa rico que conta com a participação efusiva dos calhetenses.

É, sem dúvida, com muito fervor que o concelho vive esta época, onde os munícipes transformam a Calheta, em geral, e as suas casas em particular, num autêntico jardim encantado, cenário este idílico, que será o mote para uma exposição fotográfica que ficará patente durante largas semanas na Praceta 24 de Junho.

São centenas de calhetenses que participam nesta mostra fotográfica, que dá a conhecer o empenho, o cuidado e o amor colocado nas plantas, que adornam não só as casas mas também o espírito de quem se dedica à jardinagem. A exposição “Calheta a Florir” é o testemunho da atenção aos jardins, um passatempo para uns e uma autêntica terapia para outros. O certo é que há cada vez mais entusiastas a fazerem parte desta iniciativa e não há um calhetense que queira ter o seu jardim inferior ao do vizinho.

O sentimento de comunidade é algo intrínseco à Festa da Flor da Calheta. As crianças das instituições de ensino do concelho são também as protagonistas destas festividades, já que é pelas mãos dos petizes que se inaugura oficialmente o Programa, no dia 3 de maio, com a construção do Mural da Esperança. Esta iniciativa, além de ser um gesto simbólico que apela à edificação de um mundo de paz, é, ainda, uma tomada de consciência ambiental para a redução da pegada ecológica e para a valorização, bem como para a promoção de espaços verdes.

No fundo, a proposta é visitar um concelho verdejante que se transforma num verdadeiro Óasis Tropical, em especial a Praceta 24 de Junho, que estará vestida a rigor com uma impressionante moldura floral.

Celebrar a vida, as cores, e a exuberância da natureza é o que se pode sentir na Calheta, em Flor e em Festa.