Abril rima com cultura

Confira o que o mês de abril tem reservado na agenda.

 

O mês de abril tem na agenda várias atividades culturais. Desde moda até grandes eventos em emblemáticos palcos madeirenses, o mês da primavera promete serões bem ricos culturalmente.

 

Em conversa

O projeto “Conferências do Teatro:  Madeira de A a Z” leva vários temas a palco, no dia 5 de abril, pelas 18:00 horas. Integrado do Dia Mundial da Arte o tema “pinturas de tetos” com a participação de Rita Rodrigues; relacionado com o Dia Mundial da Botânica, Miguel Sequeira marca presença com o tema “florestas”; já quanto ao Dia Internacional da Mãe Terra, a convidada Gilda Dantas contribui no tema “geografia humana”.

 

Moda

A primeira edição de “Madeira Fashion Weekend” acontece nos dias 22 e 23 de abril, no Pestana Casino Park Hotel e pretende dar a conhecer moda perante a Europa e o mundo. Com a participação de manequins internacionais e com a inclusão da música e dança, o evento tem também a vertente de projetar um pouco da cultura madeirense através de produtos regionais exportados, como o bordado madeira. No final do evento a celebração será no Pestana CR7 com uma after party.

 

Cinema

O projeto “Encontros com o Cinema”, na Ponta do Sol, presenteia o público com quatro filmes durante o mês da primavera, todos a começar pelas 21:30 horas. Dia 7 de abril “Tesouro” de Corneliou Porumboiu, 15 de abril “Taklub” de Brillante Mendoza, 21 de abril “Dheepan” de Jacques Audiard e dia 28 de abril “Fogo no Mar” de Gianfranco Rosi.

Já no Teatro Municipal Baltazar Dias, a grande tela também será preenchida. Dia 7 de abril o filme “No Escuro do cinema Descalço os Sapatos”, que celebrou as quatro décadas de existência da Companhia Nacional de Bailado, realização de Cláudia Varejão.

A 6ª edição do Madeira Film Festival está mesmo à porta. A decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias, entre os dias 17 e 23 de abril, reúne dezenas de filmes dedicados à natureza.


Exposições

Patente até 20 de maio, a exposição “As Lágrimas das Flores”, na galeria RESTOCK emoldura desenhos da artista Hanamaro Chaki, que se foca na natureza escondida de sentimentos como ansiedade, crueldade e insanidade, com um especial simbolismo pessoal.

Voltando à Ponta do Sol, “John dos Passos: o Homem, o Escritor, o Artista, o Político e a Ilha da Madeira” estará no Centro Cultural John dos Passos até dia 30 de junho. Um trabalho desenvolvido por Márcia Fernandes no âmbito do Mestrado em Antropologia – Área de Especialização em Culturas Visuais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira recebe mais uma Obra Convidada, nome do projeto iniciado pela SRETC. Desta vez uma pintura pouco conhecida de Paulo Brighenti, de uma colecção privada madeirense. A obra integrou o projeto “is this desire?”, que incluiu textos de Miguel Von Hafe Pérez e João Miguel Fernandes Jorge, apresentado na Galeria Porta 33, em 2008.

 

Música

Dia 9 de abril a sugestão fica por um recital de piano e trombone, pela Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, com a participação de Kiril Ribarski e Milica Sperovik, pelas 18:00 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O projeto “Música nas Capelas” proporciona um concerto de Trájauafonia dia 14 de março, pelas 20:30 horas. Um grupo que recria melodias e ritmos resultando numa sonoridade agradável e inovadora. A decorrer na Capela de São Sebastião, na Ponta do Sol.

 

Teatro

A peça de teatro “A Perna Esquerda de Tchaikovski” estará em cena dia 29 de março, pelas 21:00 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Um bailado que conta a história de uma bailarina em final de carreira, uma ode à dança e aos efeitos que tem no corpo e na mente.