A entrada do Funchal

Durante varias décadas a Rua Conde Carvalhal foi uma verdadeira porta de entrada na cidade e local de residência de algumas das mais influentes famílias da ilha.

A Rua Conde Carvalhal foi, durante algum tempo, a porta de entrada no Funchal para quem chegava à Madeira de avião. O acesso proporcionava aos visitantes um impressionante sistema de vistas da baía e da cidade.

A rua deve o nome a António Leandro da Câmara Leme do Carvalhal Esmeraldo de Atouguia de Sá Machado, o 2.º Conde de Carvalhal, que presidiu a Câmara Municipal do Funchal entre os anos de 1879 e 1887, que herdou uma propriedade na zona, a Quinta do Palheiro Ferreiro.

No entanto, o conde ficou mais conhecido pela vida faustosa e pelas sumptuosas festas que dava na sua residência e que levaram à delapidação e ao esbanjamento da sua fortuna.

No sentido descendente, a Conde Carvalhal apresenta um início ainda com algumas características rurais, passando a ter um carácter marcadamente mais urbano à medida que se desce. Destacamos nessa primeira parte o miradouro do Pináculo, conhecido pelas suas vistas magníficas.

Mais abaixo há um outro miradouro inserido já na parte urbana, o Miradouro e Jardim Vila Guida, construído em 1938. Possui uma área verde, onde se incluem algumas árvores de grande porte e proporciona uma vista sobre a baía do Funchal.

Após o cruzamento com a Rua Chão da Loba, a Conde Carvalhal apresenta um percurso urbano muito interessante a nível morfológico e paisagístico, onde se encontram inseridos edifícios, destinados a moradias, maioritariamente do século XX, que em conjunto com os respetivos quintais e jardins, marcam uma época e a paisagem.

Essas moradias, quintas e casas senhoriais, na altura da sua edificação, pertenciam aos estratos mais altos da sociedade de então e eram por isso marcantes na sua imponência, não só às pelas dimensões, mas também pelos elementos arquitetónicos e materiais utilizados e que acabariam por caracterizar essa época.

Este conjunto alargado de propriedades, com estas características, tornam esta parte da Rua Conde Carvalhal um espaço merecedor de um passeio.