Forte de Nossa Senhora do Amparo

Concluído no início do século XVIII, a construção é um dos ícones da paisagem da cidade Machico.

 

fortenossasenhoraamparo1

 

Localizado na Praceta 25 de abril, junto à praia de calhau, na cidade de Machico, o Forte de Nossa Senhora do Amparo fazia parte do sistema defensivo da baía, juntamente com o forte de São João Batista, contra os ataques frequentes de piratas e corsários.

Foi construído no início do século XVIII, em 1706, durante a governação de Duarte Sodré Pereira, Governador e Capitão-general da Madeira, que nomeou Francisco Dias Franco como seu primeiro capitão, de acordo com a inscrição comemorativa sobre o portal de entrada. Nessa mesma inscrição pode ler-se a curiosa particularidade de que a obra não onerou a fazenda real.

No início do século XIX o forte sofreu adaptações e viu desenhada uma planta, da responsabilidade de Paulo Dias de Almeida, Tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros.

É um forte com uma planta triangular regular, em que uma das faces da muralha fica virada para terra, por onde se faz o acesso para o interior. As muralhas são rematadas por merlões e canhoneiras.

O portal de entrada é constituído por um arco de volta perfeita, encimado por um frontão, em cantaria regional e com as armas portuguesas, sem coroa, que foi mandada retirar em 1910, ano da implantação da república.

fortenossasenhoraamparo2

A entrada, feita por uma escadaria com degraus em cantaria, dá acesso ao interior da parada, onde agora se localiza uma zona ajardinada com empedrado em calhau rolado e de onde se pode observar a bonita baia de Machico.

Os edifícios dentro do forte e que davam apoio à função original de defesa, apresentam uma planta retangular e são de um único pavimento. Todos os seus vãos, com molduras em cantaria regional, são orientados para o mar e com cobertura em telha tradicional.

Ao longo do tempo a função e posse do forte foram alteradas. Em 1940 foi entregue à Guarda Fiscal. Em 1993, passou para o domínio da Região Autónoma da Madeira, tendo ali funcionado um posto de turismo. Atualmente é a sede da assembleia Municipal de Machico.

É um imóvel classificado desde 1948, o que aliado à sua natureza, estrutura militar isolada, enquadramento e localização, na frente-mar da cidade de Machico, fazem-no destacar no contexto urbano, sendo mais um motivo para a sua visita.