Rum Agrícola da Madeira ganha a medalha de ouro num concurso internacional.
No concurso International Spirits Challenge 2016, que decorreu no dia 20 de junho, em Londres, o Rum Agrícola da Madeira foi premiado com uma medalha de ouro, tornando-se no primeiro rum madeirense a conseguir este feito.
O Rum Madeira concorreu com mais de 1300 amostras de cerca de 70 países, onde algumas das marcas com maior fama mundial também foram a concurso, como o Havana Club e a Bacardi. Para além deste rum outros do mesmo engenho foram galardoados com medalhas de prata (Branca Seleção e Lido Rum) e bronze (9/70).
Esta é uma aguardente madeirense dos Engenhos do Norte, situado no Porto da Cruz, no Concelho de Machico e de acordo com Luís Faria a confeção deste rum “tem a ver com a própria seleção e qualidade das canas-de-açúcar” e que depois, através de máquinas centenárias e a vapor, são exprimidas e só o sumo da cana é que é fermentado sem aditivos e de forma natural.
Apesar de ser um processo lento, o rum é “muito aromático” e é conhecido na região como uns dos ingredientes fundamentais para fazer a típica poncha madeirense.