Luz que cintila há um século

O Farol da Ponta do Pargo começou a funcionar a 5 de junho de 1922 e completou em 2022 um século de história

A 5 de junho de 1922 a ponta mais ocidental da ilha da Madeira passava a ter outra luz. Começava a funcionar o Farol da Ponta do Pargo, situado no topo de uma arriba, a 290 metros de altitude.

Além da função de segurança no mar que o farol proporciona, todo o espaço circundante tornou-se uma referência turística e na paisagem. Do topo da escarpa o oceano é a perder de vista. E em redor, a paisagem é um contraste entre o verde da encosta e o azul cristalino do mar. O pôr-do-sol no Farol da Ponta do Pargo é uma experiência a não perder.

Durante décadas o farol foi habitado por faroleiros. Só em 1989 é que a infraestrutura foi eletrificada com energia da rede pública. Dez anos depois, em 1999, o Governo Regional da Madeira declarou o imóvel de valor cultural da Região, classificando-o como Património de Valor Local.

farolpontapargoaerial

Desde 2001 o Farol da Ponta do Pargo está aberto a visitas e tem um pequeno museu que ajuda a compreender a história e a importância dos faróis do Arquipélago da Madeira. Aliás, este tem sido o farol mais visitado de Portugal, com cerca de 15 mil visitas anuais.

Agora a freguesia mais a oeste da Madeira está mais perto do que nunca. Desde agosto de 2021 que o acesso à Ponta do Pargo faz-se por uma Via Expresso. A estrada tem sido uma alavanca para o investimento privado, onde se destacam restaurantes, mas também contribuindo para a fixação de novos residentes na localidade.

Em redor do farol será construído o Campo de Golfe da Ponta do Pargo, que será o motor para a requalificação urbanística daquela zona.

Para acompanhar esse crescimento a Câmara Municipal da Calheta prepara uma “obra vanguardista”, enquadrada na paisagem, que irá tornar aquela zona ainda mais atrativa: um miradouro, uma área comercial com um restaurante, um bar, uma loja e instalações sanitárias.

O miradouro ficará quase sobre o oceano Atlântico. Trata-se de um pontão pelo qual as pessoas poderão circular em absoluta segurança, desfrutando de uma vista panorâmica de 360 graus. A empreitada incluirá ainda uma zona ajardinada e uma área de estacionamentos.