Gelados com o sabor da ilha

friic

São gelados artesanais, com um toque exótico, feitos apenas com a fruta da Madeira, e há 50 sabores para experimentar

É impossível desvendar o segredo que está por detrás destes gelados artesanais. O único que se pode afirmar é que a textura cremosa e os sabores exóticos e frescos são feitos com frutas produzidas na Madeira. A FRIIC - Fruit Island Ice Cream é uma marca arrojada. Nasceu em 2017 e ganhou corpo no final de 2018, com as primeiras vendas.

O objetivo principal deste projeto inovador é valorizar a fruta da Madeira, bem como os produtores locais. Gabriela Martins, responsável pela produção e venda do produto, explica que a FRIIC surgiu “para preencher uma lacuna ao nível das sobremesas na nossa restauração madeirense”, uma vez que “faltava ao mercado uma sobremesa que dignificasse o nosso território”.

No contexto da gastronomia, tão apreciada pelos visitantes, a Madeira é uma Região conhecida pela “espetada, pelo bolo do caco, e pelo peixe-espada” pelo que faltava ficarmos “mais conhecidos ao nível dos doces”. “Percebemos que a fruta e os gelados seriam uma combinação perfeita e avançámos então com o projeto”, adianta Gabriela Martins.

Para que a ideia fosse bem recebida no mercado e fosse lançada com brio, os criadores da marca viajaram para absorver conhecimento. Nada melhor do que partir para Itália, país sobejamente conhecido pelos seus deliciosos gelados, para ter ideias inspiradoras sobre sabores e texturas.

“Após algumas idas a Itália e findo o processo de licenciamento industrial, começámos a fornecer a algumas unidades hoteleiras e alguns restaurantes na ilha um gelado natural, com alto teor de fruta incorporado, sem corantes, nem potenciadores de sabor e grande parte deles vegan”, vinca Gabriela Martins, salientando que o conceito passa por ser o mais “local possível”.

“Somos artesanais, regionais, apostamos na proximidade, somos madeirenses e somos de fruta!” Até ao momento a marca já desenvolveu mais de 50 sabores diferentes, embora “naturalmente o sabor a maracujá e pitanga ocupem o pódio”.

A criatividade e a vontade de inovar fazem parte da identidade da FRIIC, uma marca que se destaca por trabalhar à medida das necessidades dos clientes. “Construímos uma fábrica e não uma loja para justamente podermos ser flexíveis. Desenvolvemos recentemente o sorvete de pisco sour, inspirado no cocktail com o mesmo nome, para um restaurante que abriu recentemente”.

O projeto vai de vento em poupa, com uma “crescente adesão dos madeirenses” que “especialmente durante a pandemia valorizaram o caráter local do produto”. No verão passado, para chegar mais perto do consumidor local, a marca abriu uma loja pop-up no Fórum Madeira, uma iniciativa que se repete este ano, de junho a setembro.

"A FRIIC é uma marca inclusiva e atenta às novas correntes artísticas da ilha e foi assim que surgiu, em 2021, o convite à artista plástica madeirense Cristiana Sousa, aka Andorinha, para dar vida à nossa instalação do Fórum Madeira. Este ano quisemos dar voz a outra artista madeirense e foi pelas mãos da Laura Andrade | Unthink Illustrations que nasceu a nossa loja pop-up de 2022”, afirma Gabriela Martins, salientando que além dos gelados, o projeto tem apostado em outros produtos diferenciadores, como por exemplo as “sandwiches geladas”.

Para investir continuamente na senda da inovação, além de eventos exclusivos em que a FRIIC marca presença, como casamentos, festas de aniversário ou eventos institucionais, este ano vai ser lançado, o segmento "Live Gelato Making", ou seja, gelado acabado de fazer, em frente ao cliente.

“Um gelado acabado de bater é uma sensação única, pois a textura cremosa ao sair da máquina não é possível replicar nem numa vitrina de uma gelataria, nem em caixas de gelado noutro local. Para além disso, organizamos ainda workshops para crianças, que têm oportunidade de confecionar o seu próprio gelado, com apenas três ingredientes: fruta da Madeira, água e açúcar”, remata Gabriela Martins.

www.friic.pt