Muitos estilos de jazz

O Funchal Jazz Festival deste ano traz 6 concertos no Palco Principal, no Parque de Santa Catarina

O jazz vocal estará em força na edição deste ano Funchal Jazz festival. A promessa é do diretor artístico, Paulo Barbosa, que fala em “acesso a vários dos mais destacados e virtuosos executantes deste género musical na atualidade”. As luzes do palco principal, no Parque de Santa Catarina, acendem-se na quinta-feira, 6 de julho, para o primeiro de três dias de espetáculos, que começam sempre às 21:30 horas.

Dentro da diversidade de estilos, Paulo Barbosa conduz a Essential pelo cartaz. “Emmet Cohen é um pianista fortemente enraizado na tradição do piano trio, com um domínio incrível da técnica do ‘stride piano’, início do século XX, mas a sua música é mais uma renovação do que uma repetição ou um reaquecimento da história.” Será o primeiro a subir ao palco, no mesmo dia do que “o projeto SuperBlue, de Kurt Elling e Charlie Hunter”, que é “banhado de funk e groove”.

Diferente é o registo da cantora Samara Joy, que divide o palco na segunda noite, com a homenagem do contrabaixista Bernardo Moreira a Carlos Paredes.

O sábado volta a ter voz, “com o canto de Michael Mayo, que se apresentará com a baterista Terri Lyne Carrington”, na mesma noite em que o público pode apreciar a Orquestra de Jazz do Funchal com o saxofonista Perico Sambeat, “que apresentará um jazz com alguns rabiscos de flamenco”.

Prémios não faltam entre os quatro norte-americanos presentes. Paulo Barbosa destaca o “Grammy de melhor disco instrumental conquistado por Terri Lyne Carrington”, ou os prémios de “Best New Artist” e melhor disco de jazz vocal que foram para Samara Joy. Também Kurt Elling foi eleito cantor masculino do ano pela décima quarta vez e “Emmet Cohen como pianista do ano.

O programa não passa apenas pelo palco principal. Entre 1 e 5 de julho decorre no Jardim Municipal do Funchal uma série de performances que envolvem sobretudo artistas madeirenses, mas também alguns de outras origens, com estilos variados. Os concertos são sempre às 19:00 horas e de acesso livre.

Paulo Barbosa destaca ainda que os Funchal Jass Rhythm Kings, que “desfilarão o seu dixieland / New Orleans Jazz pelas ruas da cidade, ora em marcha, ora a bordo de um Yellow Bus”.

funchaljazz.com