Renascido como a fénix

O Mercado Quinhentista regressa em junho a Machico, ao fim de dois anos de paragem

quinhentista

 

Ricardo Caldeira, um dos organizadores do Mercado Quinhentista, afirma que depois de dois anos de crise pandémica “é tempo de avançar e de acreditar que juntos, tal como a fénix do brasão de armas de Tristão Vaz Teixeira, primeiro Capitão do Donatário de Machico, é hora de renascer”.

É com este espírito que está a ser planeada a XV edição do Mercado Quinhentista de Machico, organizada pela Escola Básica e Secundária em colaboração com o Município, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

O regresso consiste em três dias de recriação das vivências coletivas do período quinhentista e terá como tema “Água, Sangue da Terra”, com ênfase “não só para a importância deste recurso na origem da vida, mas também na sua condição de elemento de ‘purga’, que revigora e permite continuar”, explica Ricardo Caldeira.

Serão cerca de 1200 participantes, trajados à época. Machico será palco de várias zonas temáticas, como a Rua dos Mercadores, com tendas da escola com produtos vários, o Caminho dos Ofícios com artesanato, a Praça das Bodegas com gastronomia típica, o Acampamento Mouro, a Liça para torneios a cavalo, uma área de jogos e animação, bem como exposições.

A animação estará a cargo de cerca de 50 grupos, com 600 participantes que irão protagonizar momentos musicais e teatrais. O destaque das atividades será o habitual desembarque dos personagens históricos, na baía de Machico, no sábado.