Tradição divertida

É um local de inovação, mas onde sobretudo é divulgada a cultura e a tradição da Madeira, de forma divertida. Bem-vindo ao Parque Temático de Santana.

O aroma do limão e do mel de cana misturados com o rum espalha-se pelo ar. Na mercearia típica da Madeira está a ser preparada uma tradicional poncha. Em breve fica pronta para ser provada.

Ali perto, num forno a lenha, está a ser cozido pão tradicional de Santana, uma das muitas iguarias madeirenses que podem ser experimentadas no Aldeamento de Casas Típicas de Santana, uma das três atrações recentes do Parque Temático da Madeira, que de forma lúdica dão a conhecer a cultura e a tradição etnográfica madeirenses.

O Aldeamento de Casas Típicas é composto por cinco pequenas construções em madeira, cobertas de colmo, como manda a tradição nesta zona da ilha. Permite também o contacto com vários artesãos, proporcionando uma maneira diferente de conhecer estes autênticos artistas que, com o empenho do antigamente, mostram o seu trabalho com a lã, o linho, o bordado Madeira e com os vimes.

Outra atração recente é a Quintinha do Parque. Os visitantes têm aqui a oportunidade de interagir com várias espécies de animais, além de atividades ligadas ao mundo rural, como ajudar a alimentá-los. Além de avivar a memória, esta atração lembra parte do quotidiano das famílias madeirenses. Nesta zona é possível também conhecer um Moinho de Vento do Porto Santo.

De estilo mais moderno é o Pavilhão Júnior, a terceira das novas atrações. É um mundo de atividades radicais, com baloiços, skates, paredes de escalada, trampolins, entre outros divertimentos que conquistam o entusiasmo dos mais novos.

Visitar o Parque Temático da Madeira, em Santana, é embarcar numa viagem ao passado, de forma a conhecer, mas sobretudo a experimentar, na primeira pessoa, com profundidade a história e a tradição seculares da ilha. O parque é uma simbiose entre os jogos antigos madeirenses e as atrações modernas para todos os gostos.

Aberto ao público desde 2004, com uma área de 145 mil m2, o parque assume-se como um local que divulga e protege o património etnográfico madeirense, de modo a que as novas gerações bem como os turistas que visitam o espaço tenham conhecimento sobre as raízes da ilha. Tudo isto num ambiente pensado para famílias, numa mistura entre o etnográfico e o tecnológico.

Do conjunto de atrações recentes também faz parte um novo vídeo 3D da viagem fantástica à Madeira. Permite conhecer com as sensações da orografia acidentada, cheia de montanhas e vales.

No domínio multissensorial também cabe um clássico, o pavilhão Descoberta das Ilhas, uma viagem que leva o visitante sentado num pequeno barco, como se fosse um navegador do século XV, que chega pela primeira vez à Madeira.

O Parque Temático tem também uma zona infantil e um lago onde é possível remar, em pequenos barcos, além de uma loja e espaços de restauração.

Nivalda Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração das Sociedades de Desenvolvimento, entidade responsável Pelo Parque Temático da Madeira, realça que as atividades mais procuradas, são a “réplica do comboio do Monte”, onde os visitantes podem dar a volta ao recinto e o “aldeamento etnográfico”.

Todavia, “os pavilhões temáticos”, a “levada das hortênsias” e os “passeios junto ao lago” são elementos que cativam os visitantes e tornam o “Parque Temático da Madeira um lugar indispensável para toda a família”.

Para os amantes de espaços verdes, há ainda o extenso jardim para contemplar, onde estão “reunidas algumas das espécies mais representativas da flora endémica da Madeira”, assinala a responsável pelo Parque Temático.

Para os meses de verão estão agendadas iniciativas como tosquias, jogos tradicionais, atuações de grupos folclóricos, recriação de ciclos de lã, trigo e vimes, a realização de mercadinhos com produtos da terra e novas exposições temáticas.

O objetivo, explica Nivalda Gonçalves, é continuar a oferecer aos visitantes “um espaço de reconhecido valor cultural e etnográfico que alia a vertente didática e de transmissão de conhecimento a uma vertente de entretenimento para toda a família”.

Prova de que esta abordagem tem sido uma aposta ganha são os números. Desde o início do ano e até ao mês de abril, o Parque Temático registou 14.000 entradas, uma subida face ao período de antes da pandemia. Nivalda Gonçalves justifica este aumento de visitantes com o “projeto recente de reconversão” que assentou numa “intervenção apoiada por fundos europeus que envolveu um investimento na valorização etnográfica de todo o espaço”.

Além disso, com a retoma do sector turístico “Parque Temático tem procurado diversificar a estratégia de comunicação para conseguir chegar a vários tipos de público”.

O recinto tem-se afirmado como um polo cultural e científico de divulgação da história madeirense, com um conjunto de iniciativas dinâmicas que têm trazido um novo fôlego ao espaço. E, sem sombra de dúvida, que o envolvimento da comunidade local tem sido preponderante tanto para a implementação com rigor das tradições originais madeirenses no Parque Temático, como também tem sido importante para o próprio desenvolvimento social e cultural do município.
“As novas atividades incluem a criação de experiências etnográficas, roteiros temáticos, a realização de exposições temáticas a cargo de associações locais e eventos culturais com a participação de grupos tradicionais regionais”, uma forma de garantir a autenticidade das experiências, conforme atesta Nivalda Gonçalves.

Por fim, a responsável pelo empreendimento sublinha ainda o “contacto com instituições, escolas e outros grupos associativos como parte da estratégia para tornar o Parque Temático mais atrativo para os madeirenses, sendo que atualmente o acesso às áreas exteriores da infraestrutura é gratuito para a população residente”.

O Parque Temático da Madeira é uma das principais ofertas turísticas do concelho de Santana.

www.parquetematicodamadeira.pt