A Fenda da Dona Beja

Desconhecida até há pouco tempo, a Fenda da Dona Beja é novo ponto de atração no Porto Santo.

DBeja

 

Há locais no Porto Santo que dispensam apresentações. Os nove quilómetros de praia, as piscinas naturais do Porto das Salemas e a vista do miradouro da Portela fazem já parte do cartaz turístico da ilha dourada. No entanto, há outros que surgem agora, desconhecidos da maior parte do público, e que começam a amealhar créditos.

A Fenda da Dona Beja, situada na praia dos Burros, nas imediações do Porto dos Frades, é um desses locais secretos que recentemente ganhou força como ponto de atração.

Trata-se de uma verdadeira obra de arte da natureza. Entre as escarpas enormes, a rondar os cinco e os dez metros, e as pequenas grutas moldadas pelo vento e pelas águas em tons de dourado, estamos na presença de um local ainda ‘virgem’ e de beleza ímpar. Para os mais aventureiros, ao seguir por entre uma sinuosa entrada, é possível ter uma outra perspetiva do desfiladeiro.

A ‘descoberta’ deste pequeno tesouro foi feita em meados de junho por Adriano Andrade, um guarda florestal que se encontra em funções na ilha há cinco anos. A partir daí, a Fenda da Dona Beja tem ganhado adeptos, entre locais e turistas. Tem sido um dos locais de descoberta obrigatória e um dos locais mais populares nas fotos publicadas nas redes sociais.

Para chegar a este pequeno paraíso é necessário algum cuidado e pujança física. O acesso ao local não se encontra assinalado, pelo que poderá ser um desafio lá chegar. É recomendado levar calçado adequado e confortável para a caminhada, que não é apropriada a crianças e a pessoas com limitações físicas. Para todas as outras, é um local a não perder no norte da ilha dourada.

Na volta, nada melhor do que um mergulho na praia de águas límpidas do Porto Santo e desfrutar da bênção do sol.