Na onda da descoberta

Um passeio de barco no Porto Santo pode proporcionar uma experiência única e uma oportunidade diferente de conhecer a ilha

Há pouco mais de 600 anos, os exploradores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira estavam a descobrir uma pequena ilha que tem sido, a cada ano que passa, mais falada e desejada pelo mundo fora, como um paraíso dourado.

Localizado em pleno Oceano Atlântico, o Porto Santo é o local ideal para umas férias calmas sobretudo para os amantes de passeios de barco, nesta mescla exótica com dupla vertente entre mar e montanha.

Para quem gosta de estar no mar, na aventura das ondas, os passeios de barco dão a conhecer os principais pontos marítimos de referência ao mesmo tempo que, com alguma sorte, possibilitam o avistamento de cetáceos.

Águas cristalinas, falésias incríveis, pura imersão com a natureza, estas são algumas das características que os passeios de barco oferecem na ilha, e quem experimenta não esquece esta aventura sensorial pautada pela sensação de liberdade.

portosanto2

Martim Henriques, responsável pela empresa Tanto Faz Sail Me, afirma que as atividades no mar são destinadas tanto a miúdos como a graúdos. “Procuram-nos desde famílias com filhos pequenos a casais mais velhos sem filhos. Ainda recentemente tivemos a bordo um bebé com 10 meses”, explica, salientando que a média de idades de quem procura este tipo de aventura ronda entre os 30 a 35 anos. Nos últimos anos, fruto da crise pandémica, os turistas nacionais têm sido os mais frequentes no que toca à procura. Todavia, os turistas alemães e ingleses são as nacionalidades que mais procuram este tipo de experiências em alto mar.

A empresa Tanto Faz Sail Me, há seis anos a operar no mercado Porto-santense, proporciona atividades como o snorkeling, uma forma intimista de explorar o fundo do mar, e de conhecer de forma mais profunda a fauna marítima, no meio de um silêncio único que só o oceano possibilita.

Os passeios de barco permitem ainda o velejar, ou seja, apenas navegar pela imensidão do mar e relaxar, um dos maiores desejos para quem procura estas atividades.