Cavalgar pela Natureza

A procura por passeios a cavalo no Porto Santo tem vindo a aumentar. A atividade está disponível todo o ano

A ilha do Porto Santo é o cenário ideal para os amantes de passeios a cavalo, uma atividade que tem vindo a ganhar muitos adeptos, que se deixam embevecer pelo encanto da paisagem, pela beleza natural, e ainda pelas excelentes condições climatéricas que o destino oferece para cavalgar.

Por entre os vários trilhos e caminhos, foram selecionados quatro trajetos, com partida do Centro Hípico do Porto Santo, localizado na Estrada Comendador José de Castro Vasconcelos, na Ponta do Cabeço, com destino ao Pico Ana Ferreira, Pico das Flores, Morenos e ao Pico do Espigão.  

Os percursos demoram em média entre 60 a 90 minutos e além de serem paradisíacos, com vistas deslumbrantes sobre o Porto Santo, são adequados a esta prática por serem seguros e não apresentarem qualquer tipo de dificuldade ou constrangimento quer para o cavaleiro quer para o cavalo.

Mas além destes itinerários, para quem tem a fantasia de cavalgar livremente na praia, apenas terá que ter em atenção os horários, ou seja, optar pelas alturas menos frequentadas pelos banhistas, nomeadamente entre as 6:00 e as 8:00 horas da manhã e ao final do dia após as 20:00 horas. Durante estas horas, é possível andar a cavalo, com liberdade, um sonho romântico facilmente realizável no Porto Santo.

Segundo os dados da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, estima-se que em média se realizem na época alta (sobretudo no verão e páscoa) cerca de 1.000 passeios a cavalo, embora seja possível para os apaixonados por estes animais terem acesso durante todo o ano à oferta que a ilha dourada proporciona neste domínio.
O público-alvo que procura este serviço são sobretudo turistas nacionais, estrangeiros, mas também alguns madeirenses.

Os benefícios desta atividade são inúmeros, nomeadamente no que toca à sensação de liberdade, ligação com a natureza e com o animal, em que é preciso estabelecer-se uma relação de confiança e também de segurança, pois é necessário conseguir ‘dominar’ o cavalo.

Em suma, além do exercício, montar e relacionar-se com este animal exige responsabilidade, paciência e segurança em si próprio, características fundamentais para uma vida de sucesso, e para serem inculcadas nas crianças desde novas.

Porém, cavalgar não é apenas uma questão de lazer. O Centro Hípico do Porto Santo, com uma área total de 39.000 m2, composto por um picadeiro coberto de 370 m2, prepara-se ainda para lançar um inovador Programa de Intervenção Terapêutica, sob a alçada de um Coordenador Técnico-Pedagógico com especialização em Necessidades Educativas Especiais e certificação em Intervenção Terapêutica com cavalos. Neste ponto, nos próximos anos, o Porto Santo poderá, assim, destacar-se neste campo e tornar-se num ponto de referência no acompanhamento de pessoas com necessidades educativas especiais.

Segundo o testemunho da empresa de Turismo Equestre, Paulo Ornelas – Passeios a Cavalo pelo Porto Santo, há 12 anos a operar no mercado, cavalgar é uma atividade “para todas as idades”, sendo que após a crise pandémica tem vindo a crescer. Está a tornar-se, sem dúvidas, um símbolo da ilha Dourada, a par do golf, do mergulho, dos caminhos pedestres ou até mesmo das lambecas.

“Atualmente verificamos um grande aumento da procura por passeios a cavalo por parte de turistas nacionais” que representam 50% do público-alvo, sendo que o restante diz respeito a clientes de todo o mundo que chegam até à empresa através de parcerias com unidades hoteleiras e agências de viagens/turismo.

Mas para os amantes desta prática que são residentes no Porto Santo, há boas notícias. Nas épocas mais baixas, há uma descida dos preços, que tornam estes passeios bem mais acessíveis, o que possibilita que os porto-santenses possam ter a oportunidade de cavalgar pela beleza da ilha dourada, em alturas mais calmas, sem o frenesim dos meses mais agitados.