A observação de cetáceos não é apenas uma actividade inesquecível, é também uma forma de observar o futuro da humanidade, em harmonia com a Natureza.
A observação de cetáceos no seu habitat natural é uma actividade emocionante, com momentos inesquecíveis e experiências únicas! Não é de admirar que a observação das baleias se tenha tornado num fenómeno a nível mundial.
A observação destes animais permite-nos aprender sobre a sua biologia e o seu comportamento. estas experiências encorajam os observadores a tornarem-se verdadeiros embaixadores e protetores, não só dos cetáceos mas também de todos os mamíferos marinhos e do seu habitat.
Já há alguns anos que a Madeira se tornou num destino popular para a observação de cetáceos na Europa Ocidental. Isto acontece graças às suas águas que proporcionam o habitat ideal para cachalotes e outros mamíferos marinhos. De origem vulcânica, arquipélago da Madeira emerge no Atlântico das profundezas de mais de 5.000 metros.
Perto da zona costeira a Madeira apresenta um declive de 3.000 metros. É aqui que os cachalotes encontram petiscos saborosos, incluindo a sua presa favorita, a lula gigante! as águas da Madeira abundam em espécies… “um oásis no alto mar do Oceano Atlântico”.
O afloramento traz nutrientes à superfície e são a base da cadeia alimentar marinha, beneficiando não só as diferentes espécies de baleias e golfinhos mas também peixes de grande porte, como o atum e o tubarão.
As empresas ligadas à observação de cetáceos, licenciadas pelas autoridades portuguesas operam também na Calheta, uma das zonas mais solarengas e amenas da costa sudoeste. A cordilheira montanhosa da Madeira atua como uma barreira contra os típicos ventos cruzados, proporcionando assim excelentes condições para a observação de cetáceos nesta área durante quase todo o ano.
Algumas das empresas de observação de cetáceos na Madeira têm vindo a exercer a actividade com o apoio de biólogos marinhos que ajudam e guiam os clientes nas observações, providenciando-lhes apresentações e sessões de perguntas e respostas. Outras não. Com o crescimento do Turismo de Natureza, aumentaram também, naturalmente, a quantidade e a qualidade dos serviços. Assim sendo, tanto o feedback e comentários sobre a qualidade destes serviços, ao nível da informação ser completa e a actividade ser exercida de forma sustentável são facilmente encontradas através da internet.
As melhores empresas deste ramo seguem as Diretrizes Internacionais de Observação de Cetáceos, adoptando uma postura de respeito perante os animais observados. Para uma aproximação e para uma abordagem calma e sem problemas aos animais, uma tripulação experiente e profissional é fulcral.